Foto: José Rey
Nesta sexta-feira, dia 11 de julho, a Embrapa realiza dia de campo e palestra sobre culturas alimentares em consórcio para fortalecimento da agricultura familiar no IFMA de São Raimundo das Mangabeiras-MA. O evento tem como objetivo mostrar aos agricultores familiares a diversidade de uso da produção de milho, com ênfase na produção de silagem para alimentação animal no período seco, na época de maior escassez de alimentos para os animais.
Será abordado também o manejo da Roça Sustentável, com o uso do consórcio como alternativa de diversificação da produção e elevação da produtividade das culturas da mandioca, arroz, feijão e milho, que são as culturas mais plantadas, consumidas e comercializadas pela Agricultura Familiar.
O analista Carlos Santiago, que atua diretamente na transferência dessa tecnologia, conta que a programação será completa. “Uma abordagem que vai do plantio até a comercialização da produção agrícola do agricultor familiar. Dias de campo são também ambientes de troca de saberes, em que técnicos e produtores convivem e compartilham experiências sobre agricultura, desde a escolha da área até o pós-colheita.
O propósito da Roça Sustentável é diversificar a produção e otimizar a produtividade com sustentabilidade econômica, social e ambiental. Para isso, os cultivos são dispostos em fileiras de forma a não haver competição por nutrientes, água, luz e espaço. Além do consórcio, o sistema preconiza a rotação de culturas com uso de “safrinha”, prática que intensifica o uso da terra e maximiza o aproveitamento do período chuvoso.
O que se espera com a transferência dessa tecnologia é a modernização dos sistemas de produção tradicionais, como o de “roça no toco” (no qual uma área de vegetação é derrubada, queimada e utilizada para plantio), sob bases sustentáveis, ou seja, sem necessidade de fogo e desmatamento. Além disso, ao incentivar o consórcio e a rotação de culturas, a tecnologia permite incrementos na ciclagem de nutrientes, manutenção da biodiversidade, conservação do solo, controle de ervas daninhas e manejo de pragas e doenças das culturas.
Essas atividades de transferência e tecnologia contam com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Márcio Honaiser, reafirmando seu compromisso com a região do Matopiba.
Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Maranhão
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 61 99221-9484