Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Mercado
05/05/2025
Embrapa

Cultura da mandioca é tema da Embrapa Pesca e Aquicultura na Agrobalsas

0
0

Foto: divulgação

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) participará da 21ª edição da Agrobalsas, que ocorre entre 12 e 16 de maio na Fazenda Sol Nascente, zona rural do município maranhense. Além das duas temáticas que constam em seu nome, esta Unidade da Embrapa desenvolve trabalhos de pesquisa e de transferência de tecnologia em sistemas agrícolas nos Cerrados do Centro-Norte do país, incluindo sobretudo a região do Matopiba (que reúne partes de quatro estados: Maranhão; Tocantins; Piauí; e Bahia).

Nesse contexto de atuação, será apresentada no evento a Rede Reniva, a Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária. Haverá palestra do agrônomo Herminio Rocha, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, e distribuição de folderes sobre a rede, que está presente em diversos estados brasileiros e tem colaborado para o incremento dessa cadeia produtiva.

Herminio, que atuou por vários anos na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), cita a necessidade de diversificação das culturas agrícolas na região de Balsas, onde predomina o plantio de soja. “Neste sentido, a mandioca se apresenta como uma das alternativas mais rentáveis. Contudo, para que isso se concretize, é necessária a disponibilidade de materiais de plantio com qualidade assegurada. Assim, a Rede Reniva apresenta-se como o sistema brasileiro de produção de manivas-semente e possibilita a produção e a multiplicação em larga escala de mudas, miniestacas e manivas convencionais padronizadas, com garantida sanidade vegetal e identidade genética”, explica. Conheça mais sobre a Rede Reniva neste link.

Presença na região

Desde sua criação, em 2009, a Embrapa Pesca e Aquicultura atua no Matopiba. Quem detalha é Roberto Flores, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia: “desenvolvemos vários projetos, tanto de pesquisa como de transferência de tecnologia, na região do Matopiba, sobretudo no Tocantins. São projetos que trabalham com espécies como o tambaqui (o principal peixe nativo produzido no país) em áreas como genômica, sistemas de produção e alevinagem. Também trabalhamos em projetos com integração lavoura-pecuária e atuamos na pecuária, tanto de corte como de leite, por meio de ações integradas de transferência de tecnologia dentro dos programas ABC Corte e Balde Cheio”.

Alguns dos projetos: Desenvolvimento de tecnologias de edição genômica (CRISPR/Cas9) em peixes tropicais da aquicultura nacional; Protocolo de uso de nanobolhas para eliminação de Salmonela spp. no pescado nativo brasileiro tambaqui; Otimização da reprodução do pirarucu (Arapaima gigas) em cativeiro; Protagonismo Tocantinense: Grande exportador de alevinos de espécies nativas; Integração entre agropecuária irrigada e piscicultura – estabelecimento de bases técnicas para o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis; Eficiência das adubações nitrogenada e fosfatada em pastagens; Sistemas de produção em área de Plintossolo Pétrico nos estados de Goiás e Tocantins; Tecnologia na produção de juvenis de tilápia para a inclusão produtiva de piscicultores familiares; Uso de remineralizadores de solo na cultura da mandioca para inclusão produtiva de agricultores – Mani-up; Utilização de populações monossexo de tambaquis para subsidiar a inclusão produtiva de piscicultores familiares em mercados; Modelo integrado de produção de pescado, banana, açaí e outras culturas agrícolas visando segurança alimentar e incremento de renda de uma aldeia Xerente em Tocantínia,TO.

Outra maneira de a Embrapa Pesca e Aquicultura marcar presença no Matopiba é por meio de eventos, tanto técnicos como científicos. De acordo com Roberto, “a Unidade sempre participa da Agrotins, considerada a maior feira agrotecnológica do Norte do país. Antes mesmo de a Embrapa Pesca e Aquicultura ser criada, em 2009, a própria Embrapa já participava; neste ano, a Agrotins chega aos 25 anos e em todos eles a empresa mostrou resultados, tecnologias e abriu-se a parcerias para colaborar com o desenvolvimento da região. Outro evento que merece destaque é o Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que organizamos em setembro de 2024 em Palmas. Foi a primeira vez que o Norte do Brasil recebeu esse evento que é referência técnico-científica nas duas culturas”.

Clenio Araujo (MTb 6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (63) 99952-5917

Escrito por: Embrapa

Anterior

Artigo Embrapa – Por que devemos nos preocupar com o desaparecimento das borboletas, abelhas e outros insetos?

Próximo

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos no CBSoja

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}