Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaNaturezaTecnologia
05/08/2025
Embrapa

Congresso de mulheres no PA recebe palestra com informações sobre produção e preservação ambiental na agropecuária

0
0

Foto: Arquivo pessoal

Dom Eliseu é um município de 60 mil habitantes, no Leste do Pará, bem na divisa com o Maranhão. Ali, produtoras rurais migrantes do Sul do País mostram-se surpresas com a presença das mulheres em posições de liderança no agronegócio. O município sediou o Congresso Estadual e Internacional de Mulheres do Agro no Pará, nos dias 25 e 26 de julho. A chefe-adjunta de P&D, Lucíola Alves Magalhães, foi uma das palestrantes no evento e ficou tocada com o retorno positivo dos produtores depois da apresentação.

Ela falou sobre atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil. Mostrou o resultado das análises dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) feitas pela Embrapa Territorial, indicando que os agricultores brasileiros declararam destinar à preservação da vegetação nativa o equivalente a 33,2% do território nacional. São números já apresentados em grandes fóruns nacionais e internacionais em São Paulo, Brasília e outros grandes centros. Mas tiveram efeito diferente no público do interior do Pará.

Lucíola relatou conversas em que as pessoas a agradeceram por apresentar um retrato da agricultura diferente de algumas visões negativas. Um momento marcante para ela foi o desabafo de uma produtora sobre seu filho, que reluta em seguir no agronegócio devido à imagem do setor: “Ela disse: ‘Meu filho tinha que ouvir essa palestra e decorar, porque ele fala que não quer seguir no agro, por conta das coisas que ele ouve’”, contou. 

Além dos dados ambientais, Lucíola também mostrou números sobre a representatividade da agropecuária brasileira na produção global de alimentos, fibras e energia. O País é o maior produtor mundial de soja, café, açúcar e suco de laranja. É também o maior exportador de todos esses produtos, assim como de carnes bovina e de frango e de tabaco. Do campo também é obtida a biomassa que gera boa parte da energia renovável do Brasil, com o etanol, o biodiesel, a lenha, o carvão vegetal e o bagaço de cana em caldeiras.

Além do reconhecimento, a interação com os produtores trouxe alguns dos principais desafios enfrentados na região, como a regularização fundiária e falsos alertas de desmatamento. Lucíola explicou como esses alertas, por vezes gerados por colheitas em áreas já cultivadas (como eucalipto) ou por sistemas de plantio, causam transtornos e custos para os produtores, que precisam arcar com advogados e comprovar que não houve desmatamento. A gestora se propôs a mediar um diálogo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para aprimorar o processo.

No segundo dia do evento, a equipe participou de um divertido Rally de Regularidade, uma competição que testava a capacidade de seguir um percurso em um tempo determinado. Durante o rally, que incluiu paradas técnicas em propriedades rurais, Lucíola observou de perto as práticas agrícolas e a paixão das agricultoras locais. Em uma das paradas, a produtora deu uma verdadeira aula sobre as técnicas de cultivo de soja, milho, sorgo e gergelim.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Escrito por: Embrapa

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito/SP

Próximo

Dados sobre preservação são apresentados em evento internacional de oleaginosas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}