Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaHortifrutiPequenos e Médios
23/07/2025
Asbraer

Com projeto de crédito rural da Emater-PA, plantador de goiaba de Dom Eliseu recebe carro

0
0

Contrato da linha Mais Alimentos do Pronaf foi assinado com o Basa

23/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Dom Eliseu, no Rio Capim, o  agricultor Antônio Arrais, de 63 anos, agora consegue trabalhar com muito mais mobilidade: a família acaba de adquirir um carro via projeto de crédito rural, no valor de R$ 97 mil, em parceria com o Banco da Amazônia (Basa). O contrato é da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Com a picape, o plantador de goiaba, mais conhecido como “Fogoió”, devido ao cabelo de tom arruivado, já pode, por conta própria, transportar frutos e insumos e também se deslocar pessoalmente para fechar negócios, como no município maranhense Imperatriz, pólo vizinho de abastecimento. Sua propriedade, o Sítio Santa Clara, situa-se por oito quilômetros vicinal adentro no Km 4 da rodovia Br-010. Até então, os percursos eram realizados com a ajuda de terceiros ou demandando despesas extras de aluguel, empréstimo e frete. 

“O carro veio na hora certa e é de grandíssima serventia. Eu levo as caixas pra roça, busco um óleo na rua – e por aí vai. Satisfaz várias necessidades nossas do dia a dia”, considera Fogoió, que recebeu o veículo na última quinta-feira (17). 

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Dom Eliseu, o técnico em agropecuária Raimundo Salazar, um veículo é um patrimônio que diferencia a realidade no campo: “É de extrema importância. Contribui para estruturar a capacidade operacional do agricultor e da propriedade, no sentido de escoamento de produção a tempo e a contento e de transporte de adubo, defensivo, mercadoria”, aponta.

Goiaba

Os quase 24 hectares do Sítio Santa Clara, na Colônia Paraíso, possuem mil e 300 pés de goiaba do tipo “paluma”, além de plantios de açaí e milho e criação de carneiro, boi e galinha-caipira. O carro-chefe, goiaba, é destinado in natura ou como polpa sobretudo aos mercados da capital Belém e de Imperatriz.

Atendido pela Emater há 26 anos, Fogoió acumula mais de 20 projetos de crédito rural consecutivos elaborados pela Emater: com recursos da política pública, construiu galpão para armazenamento de produtos e poço artesiano para irrigação de lavoura, bem como comprou trator.

“A Emater é uma colaboração única. Sempre esteve presente. Mais do que colaboração, digo que é amizade”, resume. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam leva curso sobre “Práticas Sustentáveis na Agricultura Familiar” a agricultores Novo Airão

Próximo

Empaer-MT seleciona pesquisador para atuar em Tangará da Serra com entomologia agrícola

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}