A abertura contou com a presença da Anater, MDA reafirmando a importância da Ater Estatal para o País
30/07/2025 | Assessoria de Comunicação | Juliana Pereira
Abertura da 40ª AGE
Na manhã desta quarta-feira (30) aconteceu a abertura da 40ª Assembleia Geral Extraordinária e diálogos com o Governo Federal sobre fortalecimento da assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária e regularização fundiária, em Sergipe. Estiveram presentes, além dos anfitriões, Gilson dos Anjos, vice-presidente nacional de Pesquisa Agropecuária e presidente da Emdagro-SE, Paulo Henrique Sobral, co-anfitrião e presidente da Coderse-SE, o presidente da Asbraer, Otávio Maia (Emater-MG), vice-presidente de Ater da Asbraer, Rafael Gouveia (Emater-GO) e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
Na ocasião, os anfitriões deram as boas-vindas e um pequeno cenário local da importância da presença da Ater Pública e Pesquisa Agropecuária no campo. “É importante buscar investimento na pesquisa agropecuária estadual para potencializar o agricultor familiar. É o Estado que dá o suporte para o agricultor que não consegue pagar uma vacina, por exemplo”, afirmou Gilson dos Anjos. Além disso, Dos Anjos afirmou que “se não fosse a Emdagro, Sergipe não teria os números que temos hoje”. Segundo o dirigente, o estado é o segundo em produção de laranja mesmo sendo o menor estado da federação. Paulo Henrique Sobral, corrobora que “graças as ações da assistência técnica e às ações do governo a agricultura familiar em Sergipe segue se fortalecendo”.
O vice-presidente nacional de Ater da Asbraer, Rafael Gouveia, afirmou que as assembleias da Asbraer geram possibilidades únicas ao promover o intercâmbio de troca de experiências. Além disso, o papel institucional da Asbraer é fundamental para a defesa e o fortalecimento da Ater Pública e das OEPAs. “Um projeto que tem dado certo em Goiás é o Centro de Excelência em Pesquisa, uma parceria com a UFG e tem alcançado resultados positivos para potencializar o pequeno produtor. Esses eventos são importantes para fazer essa troca de experiências, além das discussões necessárias com o Governo Federal”, afirmou.
A Anater busca estratégias para fomentar as instituições públicas de Ater. Para o presidente da agência, Jefferson Coriteac, ele tem refletido sobre as reuniões da Asbraer em que participou e viu a necessidade de fomentar essas entidades que são as únicas a fornecerem assistência técnica de forma continuada ao agricultor. “Na última assembleia em que estive aqui recebi diversas sugestões e nos fez pensar novas possibilidades de parceria. As instituições pública de ater precisam de apoio, de fomento e não é só para a política, mas de instrumentos que ajudem a fazer chegar a política. Vocês são diferente das instituições que atuam especificamente naquela política, ficam por 3 anos e depois nunca mais aparecem. Então a Anater se compromete em discutir esse fomento para a ater estatal com o MDA”, declarou.
O representante do MDA, Manoel Mendonça, afirmou que o Suater está caminhando e tem novo prazo para ser enviado à Casa Civil. “Tivemos uma reunião com ministro Paulo Teixeira e deu prazo para segunda quinzena de agosto estar tudo pronto para enviar [o Suater] à Casa Civil. E contamos com apoio de todos vocês”, afirmou.
Para o presidente da Asbraer, Otavio Maia, é fundamental unir esforços para atuar enfaticamente na defesa do fortalecimento da Ater Pública e da Pesquisa visando o bem maior que são os agricultores familiares, o povo que alimenta o povo brasileiro. “É importante a valorização desse serviço continuado que só as instituições públicas fornecem. De fato, precisamos privilegiar quem está há 76 anos do lado dos produtores desse país que são as instituições estatais de assistência técnica e extensão rural”, afirmou.
Com essa mesa, o corpo diretor da Asbraer abre a 40ª Assembleia Geral Extraordinária. Acompanhe nossas redes e nosso site para informações completas sobre este evento.