Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e Médios
23/05/2025
Asbraer

Com mobilização da Emater-PA, evento atualiza pescadores de Afuá sobre camarão-amazônico

0
0

Pescadores participam de mais um momento de debate e capacitação sobre a captura do camarão-amazônico

23/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), acompanhados por especialistas do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Afuá, no Marajó, pescadores participam de mais um momento de debate e capacitação sobre a captura do camarão-amazônico.

O evento “Oficina sobre Captura do Camarão”, promovido pela unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Amapá, estado vizinho, e outros parceiros institucionais, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro do município, é um desdobramento de um movimento multigovernamental e da sociedade civil iniciado no país em 2023 com o objetivo de proteger a cadeia produtiva do Macrobrachium amazonicum no estuário do Rio Amazonas. 

No Pará, reuniões, debates e difusão tecnológica vêm refinando o tema, sempre com a presença da Emater, para que os agentes públicos e os próprios pescadores construam, juntos, propostas de modernização legislativa com entendimento de valorização das tradições, preservação ambiental, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável. 

“Encontramo-nos na expectativa da publicação iminente de uma portaria do MPA [Ministério da Pesca e Aquicultura] que atualize os critérios, normatize, com definição de períodos de defesa e materiais permitidos”, comenta o chefe do escritório local da Emater em Afuá, o engenheiro agrônomo Alfredo Rosas, pós-graduado em Manejo Ambiental de Solos.

Oficina

Cerca de 20 lideranças e representantes de associações e cooperativas das comunidades Santo Antônio, Santa Rita e Tenda da Benção estão, mais uma vez, contribuindo com informações para o diagnóstico da situação do camarão-amazônico em Afuá. O diagnóstico compõe um estudo oficial em andamento, em nível de comissão mista, com atuação da Emater. 

No evento de agora, o grupo também compartilha conhecimentos práticos e teóricos em relação à substituição de matapis tradicionais, confeccionados artesanalmente com fibras de palmeiras, por matapis de pvc (policloreto de vinila), um plástico considerado atóxico e durável.

“A princípio, as pessoas estranham um material orgânico por um material de laboratório, porém, na prática, o ganho ambiental e socioeconômico já é comprovado: o pvc dura pelo menos três anos, até sete anos, enquanto o matapi tradicional precisa ser renovado umas três vezes por ano. Fora o baixo custo: o pescador consegue uma economia de mais ou menos 95%, somando-se os tempos. No mais, existe o fato de não se precisar desmatar para se obter a palmeira. O que reforçamos, vale dizer, é, em qualquer circunstância, o descarte correto do pvc”, explica Rosas. 

O matapi de pvc, ainda, conforme experiência da Emater, é construído com adequação de furos, com o objetivo de não encurralar os camarões “juvenis”, os filhotes, ameaçando os ciclos de reprodução da espécie. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-PA: Mais de 30 CAFs são entregues a produtores rurais em ação do programa Marajó Sustentável

Próximo

Agraer/MS: Em Aquidauana, indígenas Terena iniciam projeto de agrofloresta

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}