Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoNaturezaTecnologia
24/03/2025
Barbara

Com incentivo da Emater-PA, agricultores de Dom Eliseu investem em urucum

0
0

Plantio é consorciado na área do Projeto Malva, essa uma parceria com a CTC​

24/03/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e da Prefeitura, 20 famílias da comunidade Nova Jerusalém, na Vicinal da Marajoara, no Km 22 da rodovia BR-010, em Dom Eliseu, no sudeste do Pará, estão iniciando o plantio de urucum a fim de diversificar e aumentar renda. A atividade vem consorciada com malva, plantio orientado e subsidiado pelo Projeto Malva, uma parceria entre Emater e a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC). 

Na prática, os agricultores dali, que até então eram limitados a trabalho com arroz, mandioca e milho, agora dispõem de um hectare da propriedade para urucum e malva juntos. A malva deve ser colhida entre outubro e novembro e o urucum, em 2026.

 Pelo Projeto Malva, o contrato com a CTC prevê um ganho livre individual de R$ 10 mil, no ano. Já o urucum, um corante natural com intensa demanda da indústria alimentícia e de cosméticos, pode proporcionar mais de 60% de lucro. .  

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Dom Eliseu, o técnico em agropecuária Raimundo Salazar, a iniciativa de consorciamento transformada em “pacote” oferece vantagens em todos os aspectos: “Otimizamos o aproveitamento de um hectare que poderia estar só com malva e incluímos urucum, com o uso de igual mão-de-obra e dos mesmos insumos de adubo e fertilização, fornecidos pela CTC. O custo diminui e o lucro aumenta com significância, até porque a malva é uma cultura temporária e o urucum, uma cultura permanente”, explica o especialista.

Escrito por: Barbara

Anterior

Agraer-MS: Três Lagoas bate recorde de propostas ao PAA e o município poderá receber mais de R$ 1 milhão em alimentos da agricultura familiar

Próximo

Incaper reforça equipe com novos pesquisadores, extensionistas e técnicos

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}