Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
HortifrutiPequenos e Médios
22/07/2025
Asbraer

Com Emater-PA, festival de abacaxi entra para o calendário de verão de Salvaterra

0
0

Evento é parceria com a Coopafam

22/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

O verão 2025 de Salvaterra, no Marajó, tem gosto de abacaxi: organizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Cooperativa de Agricultura Familiar do Marajó (Coopafam) e diversas entidades, o Iº  Festival dos Agricultores de Abacaxi da Coopafam reuniu cerca de 250 plantadores do fruto, de sexta-feira (18) até domingo (20), na sede da Cooperativa, na Vila de Condeixa, no Km 4 da rodovia PA-152.  Outros dois grupos de agricultores, a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Salvaterra (Cafas) e a Cooperativa Agropecuária e Pesca Artesanal de Monsaras (Coopapam), apoiaram o evento.  

Com dinâmicas como cozinha-show, em que se demonstraram iguarias como geléia de abacaxi com pimenta-malagueta, a  programação destacou palestra da Emater sobre o andamento do processo de Indicação Geográfica (IG) do abacaxi de Salvaterra ante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), e a entrega, também pela Emater, do selo nacional da agricultura familiar (senaf), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para o produtor Rosenildo Matos, da comunidade Maruacá. 

“O Selo é mais uma porta aberta pro nosso produto: espero, com ele, mais valorização regional e sobretudo reconhecimento nacional, porque o abacaxi de Salvaterra merece ser reconhecido de forma ampla, no país e até no mundo”, diz Matos, de 50 anos, referência em produção integrada (PI) de abacaxi no município. 

No Retiro Santa Maria , são seis hectares de abacaxi tipo “pérola”. A família trabalha, ainda, com açaí irrigado, cupuaçu, mandioca, melancia e milho. Há 16 anos a estrutura recebe injeção de recursos de crédito rural por meio de projetos elaborados pela Emater: o atual contrato, no valor de R$ 25 mil, pela linha Mais Alimentos, com o Banco da Amazônia (Basa), está servindo para a compra de insumos, em especial adubo. 

“Somos acompanhados pela Emater há todo este tempo e é fundamental, pros bons resultados”, resume. 

Produção

O chefe do escritório local da Emater em Salvaterra, o engenheiro agrônomo Orlando Lameira, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, explica que a proposta do Festival é divulgar o abacaxi, fortalecer o diálogo entre os interessados e encurtar informação e caminho sobre políticas públicas: “Ressaltamos que a atuação da Emater é no sentido de conferir autonomia pra que a Cooperativa esteja à frente. No mais, o evento fomenta a economia local, a cultura e a gastronomia, além de potencializar o turismo. No caso da IG, por exemplo, a ferramenta valoriza ainda mais essa que é a mais importante cadeia produtiva da agricultura familiar do município”, diz. 

Dados da Emater indicam safra anual de abacaxi em Salvaterra de pelo menos dois milhões de frutos, o que situa o município entre os principais produtores do Pará, e mais de 100% de lucro para o agricultor familiar, na comercialização. Noventa e cinco por cento da produção abastecem a Região Metropolitana de Belém (RMB), a partir das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam inicia mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural em Rio Preto da Eva

Próximo

Emater-MG abre inscrições para o maior concurso de cafés especiais de estado

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}