Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaNatureza
14/07/2025
Asbraer

Com Emater-PA, agricultores de Monte Alegre podem receber incentivo financeiro para preservar natureza

0
0


O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é parceria do Governo do Pará com o governo federal e a ONU
​

14/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Monte Alegre, no Baixo Amazonas, pelo menos 120 famílias rurais estão se preparando para aderir ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), estratégia constante do Floresta + Amazônia. 

O Floresta + Amazônia é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Governo do Pará que visa a compensar financeiramente agricultores que preservem a natureza e recuperem ecossistemas, de preferência ambas as iniciativas, dentro de suas posses e propriedades.  A previsão é que cada família receba, por ano e por hectare, até R$ 2 mil e 695 reais. 

Emater, Prefeitura e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) acabaram de reunir interessados do município, nos dias 7 e 8 de julho, a fim de habilitação no Programa. 

No atendimento no Centro de Eventos da Assembléia de Deus, na Comunidade do Limão, e no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Emater orientou mandiocultores, plantadores de milho e pequenos pecuaristas sobre políticas públicas, emitiu cadastros nacionais da agricultura familiar (CAFs) e encaminhou retificação e validação de cadastros ambientais rurais (CARs).

“O trabalho regular da Emater já incorpora manejo sustentável, conservação das florestas, boas práticas. Na perspectiva do PSA, intensificamos a introdução de alternativas como sistemas agroflorestais [safs], com cacau e banana, e elaboração de Pradas [Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas]. Já estamos fazendo um Prada na comunidade Terra Preta, com escaneamento da propriedade, estudo de impacto ambiental etc.”, afirma o chefe do escritório local da Emater em Monte Alegre,o técnico em agropecuária Francisco Carlos Lima, graduado em Gestão Pública.

PSA 

Relatórios internos da Emater expressam que, até junho de 2025, o Órgão inscreveu no PSA, em caráter preliminar, mais de duas mil famílias de nove municípios paraenses, pelo cumprimento de metas do Termo de Execução Descentralizada, celebrado com a Semas no âmbito do projeto Valoriza Territórios Sustentáveis (Valoriza TS). 

A coordenadora técnica da Emater, a veterinária Cristiane Corrêa, mestra em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, explica que a assistência técnica e extensão rural oficiais, em nome do Governo do Estado, são fundamentais no PSA: “A ater [assistência técnica e extensão rural] pública é uma ferramenta eficaz e sustentável do próprio mecanismo do PSA, até pela conscientização e mobilização dos agricultores familiares e comunidades e povos tradicionais, no sentido de que compreendam e sejam incluídos: recebendo a informação do que é, de como funciona, quais os benefícios. As equipes extensionistas também estão lá, em presença física e atuando como ponte recíproca de conhecimentos, com resultado de difusão tecnológica, serviços ecossistêmicos, práticas sustentáveis, recuperação de áreas degradadas e alteradas”, ilustra.  

A especialista destaca, ainda, o incentivo à produção de alimentos: “Nossa diretriz sempre repercute em segurança alimentar e nutricional, melhoria de qualidade de vida, respeito às tradições e garantia de cidadania e dignidade”, pontua. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital Conab – LEILÃO DE COMPRA DE MILHO EM GRÃOS No 51/2025

Próximo

Com projeto da Emater-PA, trator moderniza pecuária e plantio de limão em Monte Alegre

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}