Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Economia
10/04/2025
Asbraer

Com Emater-PA, agricultores de Garrafão do Norte recebem quase R$ 7 milhões de crédito rural para dendê

0
0

​Recursos da linha Ecodendê do Pronaf são liberados pelo Basa​

10/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Na manhã desta quarta-feira (9), por meio de projetos de crédito rural elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de Garrafão do Norte, no Rio Capim, 32 famílias de quinze comunidades rurais assinaram contratos com o Banco da Amazônia (Basa) sobre plantio de dendê, a fim de um montante de quase R$ 7 milhões da linha Ecodendê do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O foco é a comercialização direta para a agroindústria Martins Borges (Marborges), com vistas a biodiesel. 

A cerimônia realizou-se no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alzira Xavier de Araújo, no bairro Centro, via apoio da Prefeitura, com a presença da Supervisão Regional da Emater em São Miguel do Guamá, jurisdição atrelada, e de representantes de entidades parceiras, tais qual a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará). 

O casal Antônio Cleibiano Machado, de 40 anos, e Luciane Nascimento, de 30 anos, da Fazenda Tauari, conta que a participação da Emater confere credibilidade ao processo: “A experiência do meu pai com dendê deu muito certo e por isso fiquei bem empolgado. Penso que são resultados interessantes em todos os sentidos. Somos acompanhados de perto pela Emater e isso já dá muita confiança”, diz Machado. Uma da vantagens, segundo Machado, é que o dendê não atrapalhará o trabalho típico com laranja, mandioca e pimenta-do-reino: “O planejamento é tudo junto e misturado, com diferentes fontes e sistematização”, resume. 

Especialistas da Emater consideram o plantio de dendê em Garrafão do Norte como oportunidade diferenciada de aproveitamento de área e diversificação de renda dentro de uma tradição de açaí cultivado, fabricação de farinha e gado de corte: “Estimamos um lucro de 50%, até mais de 60%. O crédito rural vem amarrado com garantia de compra e venda pela iniciativa privada. É uma classe de faturamento que realmente muda o padrão de vida do agricultor familiar de Garrafão do Norte: os exemplos que já temos aqui mostram as pessoas adquirindo caminhonete, internet, trator – outra qualidade de vida”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Garrafão do Norte, Eronaldo Melo, técnico agrícola. 

De acordo com a Emater, ainda, o plantio de dendê iniciado agora prevê uma primeira colheita em três anos, com estabilização em sete anos e vida comercial estendida em cerca de 25 anos: “É um ótimo investimento. Cada propriedade está dispondo de sete a dez hectares”, explica o Gestor.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Borba, Idam realiza mutirão de crédito rural para agricultores e pescadores

Próximo

Em Aurora do Pará, Emater-PA reforça cadeias produtivas estratégicas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}