Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
19/08/2025
Barbara

Carta de Aracaju: Asbraer cobra urgência do governo federal para garantir orçamento da Ater Oficial

0
0

Presidente da Asbraer entrega documento ao ministro Paulo Teixeira durante 42ª AGE, em Brasília

19/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Ana Karoliny Barros

Entrega da Carta de Aracaju ao ministro Paulo Teixeira | Foto: Ana Karoliny Barros/Ascom Asbraer

O presidente da Asbraer, Otávio Maia, entregou ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a Carta de Aracaju, nesta segunda (18), durante a 42ª Assembleia Geral Extraordinária em Brasília.

O documento, construído coletivamente a partir do último encontro nacional da Asbraer em Sergipe, aponta a necessidade urgente de medidas concretas do governo federal para assegurar o funcionamento da extensão rural oficial no país.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o deputado Zé Silva, o presidente da Asbraer, Otávio Maia, e o ministro Paulo Teixeira durante a 42ª AGE da Asbraer (da esquerda para a direita) | Foto: Ana Karoliny Barros/Ascom Asbraer

“Precisamos ampliar o nosso atendimento e valorizar os funcionários que executam brilhantemente a extensão rural no país. A gente clama por um apoio maior da União que tem uma capacidade de arrecadação muito maior do que municípios e estados. Temos uma expectativa muito grande no Suater”, reiterou Otávio.

O orçamento das 31 associadas da Asbraer soma atualmente R$ 3,5 bi por ano, valor majoritariamente investido pelos governos estaduais.

Entre os principais pontos, a Carta exige:

  • Encaminhamento imediato do Projeto de Lei que institui o Sistema Único de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater) ao Congresso Nacional;
  • Cumprimento do Artigo 1º da Lei 12.188/2010, que criou a Política Nacional de Ater (Pnater), garantindo prioridade de repasses às entidades públicas de extensão;
  • Fortalecimento institucional da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com a rápida assinatura do aditivo do contrato de gestão junto ao MDA e a recomposição do orçamento da Agência.

A minuta do Suater, projeto de lei proposto pelo deputado Joseildo Ramos (PT/BA), já está nas mãos do ministério desde o ano passado com contribuições da sociedade civil e de órgãos do governo a partir do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Ministro Paulo Teixeira diz que “não há uma boa agricultura sem assistência técnica” | Foto: Albino Oliveira/Ascom MDA

Uma das mudanças feitas pela equipe do MDA foi a inclusão de outras formas de financiamento do sistema, como os Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste. Para Teixeira, “nós estamos maduros para ter uma última conversa e mandar isso para o Congresso Nacional”.

O ministro destacou o papel da Ater Pública para o desenvolvimento do país. “O sistema de assistência técnica público é potente. Se a gente robustecer esse sistema, nós vamos ter um país que vai virar um tigre na área da agricultura familiar, de produção de alimentos, de industrialização e processamento”, disse.

A pauta apresentada pela Asbraer reforça o papel estratégico da extensão rural no fortalecimento da agricultura familiar, na produção de alimentos e na promoção da sustentabilidade no campo. Para a entidade, assegurar recursos e estabilidade institucional não é apenas uma demanda administrativa, mas uma questão de soberania alimentar e de desenvolvimento nacional.

Ministro recebe produtos da agricultura familiar da Emater-DF | Foto: Joelma Pereira/Ascom Emater-DF


Na ocasião, o ministro conheceu a infraestrutura da sede da Emater-DF e recebeu produtos da agricultura familiar brasiliense e de outros estados do país.

Durante a 42ª AGE da Asbraer, Paulo Teixeira realiza entrega de veículos para escritórios da Emater-DF | Foto: Albino Oliveira/Ascom MDA

Além de dirigentes das 11 associadas da Asbraer, estiveram presentes o deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Vanderley Zigler,  o presidente da Anater, Jefferson Coriteac, a diretora-executiva da Anater, Loroana Santana, e representantes do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/MDA).

Leia aqui a carta na íntegra.

Escrito por: Barbara

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Cafelândia/PR

Próximo

Idam promove capacitação de produtores rurais sobre associativismo em Manaus

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}