Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Clima
12/05/2025
Embrapa

Brasília sediará conferência global da ONU sobre sistemas alimentares

0
0
 -

Evento reúne lideranças de dezenas de países para discutir prioridades na agenda dos Sistemas Alimentares Sustentáveis e subsidiar a COP30

As mudanças climáticas têm impactado na segurança alimentar e nutricional, contribuem para a escassez hídrica, impõem perda de vidas humanas e animais e afetam a qualidade de vida de famílias em todos os países. Neste contexto, especialistas, representantes de governos, setor privado e organizações da sociedade civil reúnem-se, entre os dias 27 e 29 de maio, em Brasília (DF), para debater soluções que possam equilibrar a produção de alimentos e a preservação ambiental.

Os encontros ocorrem durante a 5ª Conferência Global da “One Planet Network”, rede do Programa de Sistemas Alimentares Sustentáveis das Nações Unidas, idealizada para inspirar e encorajar formuladores de políticas públicas a tomar decisões em fóruns políticos importantes em 2025, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro deste ano. A Embrapa participa do Comitê organizador e estará presente na programação. 

As inscrições para acompanhar a Conferência virtualmente estão abertas neste link. O evento presencial é restrito para convidados.

A Conferência é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ministério das Relações Exteriores e diversas agências da ONU em parceria com o governo da Suíca, WWF Brasil (Fundo Mundial para a Natureza), entre outros, para explorar soluções práticas para a convergência e integração entre os sistemas alimentares, nutrição, clima, biodiversidade, meios de subsistência, igualdade e outras agendas políticas relacionadas.

Para isso, a Conferência Global proporcionará um espaço de melhor compreensão, orientação, ferramentas e recursos para aprofundar esforços coletivos em direção a caminhos mais equitativos e sustentáveis para os sistemas alimentares, incluindo a implementação coerente de compromissos com a nutrição, clima, biodiversidade e outros compromissos relevantes.

A programação inclui visitas de campo à Embrapa Hortaliças e à Embrapa Cerrados, no dia 28 de maio, como parte das chamadas “Jornadas do conhecimento”, que devem reunir visitantes internacionais interessados em PD&I agropecuária. Já no dia 29 ocorre o workshop sobre sistemas alimentares circulares, que contará com participação de Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, no painel de abertura.

Desafios

Participam dos encontros representantes da Convenção do Rio, que é o conjunto de três convenções ambientais: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). Além disso, autoridades em ministérios relevantes para os sistemas alimentares, em colaboração com seus Coordenadores Nacionais de Sistemas Alimentares e coalizões do Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (da sigla em inglês, UNFSS) e outras iniciativas “multiatores” relevantes.

A conferência discutirá os desafios dos sistemas alimentares e destacará estudos de caso e soluções bem-sucedidas de todo o mundo, com foco especial no contexto regional do país anfitrião, porém, considerando as necessidades especiais dos países mais vulneráveis. O evento se baseará nas colaborações partilhadas com o Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares da ONU, bem como na experiência e nas ferramentas do Programa SFS e nos resultados das quatro conferências globais anteriores do Programa.

Serviço:

5ª Conferência Global sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis – One Planet

Data: 27 a 29 de maio de 2025
Local: Auditório Sezerdêlo Correa (TCU), Brasília (DF)
Restrita para convidados.

Saiba mais

Desde a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares (UNFSS) de 2021, mais de 110 países desenvolveram Roteiros Nacionais para a Transformação dos Sistemas Alimentares. O Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (KMGBF) foi adotado e 160 países assinaram a Declaração dos Emirados Árabes Unidos sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Alimentares Resilientes e Ação Climática (a Declaração dos Emirados Árabes Unidos).

No entanto, a implementação destes e de outros compromissos relacionados é frequentemente dificultada pela dinâmica da economia política, como bloqueios existentes, desequilíbrios de poder ou tensões geopolíticas. Esta conferência discutirá soluções concretas que podem ser adaptadas e replicadas em diferentes contextos para sustentar e acelerar ainda mais o impulso global para a transformação dos sistemas alimentares.

Entre os objetivos da 5ª Conferência Global One Planet estão incentivar a colaboração inclusiva e intersetorial em todos os níveis frente aos desafios dos sistemas alimentares, inspirar ações para superar as barreiras à transformação dos sistemas alimentares por meio de soluções integradas e convergentes com os compromissos globais em diferentes áreas políticas e estimular a integração dos sistemas alimentares em todos os acordos e fóruns políticos multilaterais relevantes, instituições financeiras e estratégias de doadores e de investimentos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS

Embrapa Alimentos e Territórios

Escrito por: Embrapa

Anterior

Epagri: Pesquisa agropecuária completa 113 anos de história em Lages

Próximo

Safra dos Cafés do Brasil estimada para ano-cafeeiro de 2025 totaliza volume físico equivalente a 55,67 milhões de sacas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}