Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Natureza
19/05/2025
Embrapa

Biomarcadores podem ser usados como ferramenta para monitorar o bem-estar dos peixes e a qualidade da água em ambientes de cultivo

0
0

Foto: Vandeilma Santos Oliveira

Demonstração da biometria dos peixes

Iniciativa reuniu cerca de 100 estudantes de veterinária e apresentou metodologia prática e de baixo custo para monitorar a saúde dos peixes e contribuir para produção aquícola mais sustentável

Curso reuniu cerca de 100 alunos da UniFaj, com foco na aquicultura.

Iniciativa integra o Projeto BRS Aqua, que testa biomarcadores como ferramenta de monitoramento ambiental e de saúde animal.

Treinamento visa capacitar futuros profissionais para aplicação da metodologia na cadeia produtiva da piscicultura.

Evento destacou a importância da colaboração entre pesquisadores, estudantes e produtores.

Próximos cursos devem contemplar piscicultores e profissionais do setor.

A Embrapa Meio Ambiente, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UniFaj (Centro Universitário de Jaguariúna), promoveu um curso voltado ao uso de biomarcadores para o monitoramento da qualidade da água e do bem-estar de peixes. Realizado na Embrapa Meio Ambiente, em 13 de maio, o evento reuniu cerca de 100 estudantes e marcou mais uma etapa das ações de capacitação previstas no Projeto BRS Aqua.

Coordenado pelos pesquisadores Márcia Ishikawa e Julio Queiroz, e pelo analista José Henrique Vallim, o curso apresentou uma metodologia prática e de baixo custo para avaliar o estresse e a saúde dos peixes por meio de indicadores biológicos. O objetivo é tornar essa abordagem acessível e aplicável tanto na pesquisa quanto na produção aquícola, contribuindo para a sustentabilidade da atividade.

Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o papel dos biomarcadores no diagnóstico precoce de alterações fisiológicas nos peixes causadas por condições ambientais inadequadas, como a presença de contaminantes na água ou manejo inadequado. A proposta integra o plano de ação do Projeto BRS Aqua, voltado à inovação tecnológica na aquicultura nacional.

Além de apresentar os fundamentos e aplicações dos biomarcadores, o evento teve como um de seus resultados o aumento do interesse dos estudantes em atuar na pesquisa científica e na aquicultura. Muitos demonstraram entusiasmo com a possibilidade de estagiar na Embrapa e contribuir com as iniciativas voltadas à sustentabilidade da produção de peixes no Brasil.

“O uso de biomarcadores é uma ferramenta já conhecida na medicina humana e veterinária, mas o que estamos fazendo é adaptá-la ao contexto da aquicultura, com foco na qualidade ambiental e na saúde dos animais”, explica Márcia Ishikawa. Segundo a pesquisadora, o treinamento de estudantes é uma etapa essencial da estratégia. “Eles serão os profissionais que estarão à frente da produção e da aplicação desse conhecimento no futuro”, destaca.

Para o pesquisador Julio Queiroz, a formação de novos profissionais é apenas o primeiro passo. “Depois dos estudantes e professores, vamos estender o treinamento para técnicos, profissionais da área e piscicultores. Monitorar e produzir com qualidade exige a integração de todos os elos da cadeia produtiva”, afirma.

A Embrapa Meio Ambiente e a UniFaj já realizaram outras ações conjuntas, e a expectativa é de que novos cursos e treinamentos sejam organizados nos próximos meses. A proposta é ampliar o alcance da metodologia desenvolvida, fortalecendo a transferência de tecnologia e a capacitação dos diversos públicos envolvidos com a cadeia da aquicultura.

Cristina Tordin (MTB 28499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 19 992626751

Escrito por: Embrapa

Anterior

Edital da Chamada Pública Nº 001/2025- Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó/RN

Próximo

Embrapa Roraima abre seleção de bolsista para projeto de fortalecimento da cajucultura

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}