Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
MercadoPequenos e Médios
01/08/2025
Asbraer

Ater Pública sergipanas apresentam suas boas práticas na 40ª AGE da Asbraer

0
0


Emdagro e Coderse são as protagonistas das boas práticas apresentando regularização fundiária, pesquisa e o sucesso da Ater nos perímetros irrigados

31/07/2025 | Juliana Pereira | Assessora de Comunicação da Asbraer

Presidente da Emdagro-SE

Iniciando o segundo dia (31/07) da 40ª AGE da Asbraer, os anfitriões do evento apresentaram suas boas práticas na Ater, regularização fundiária, pesquisa agropecuária e ater para agricultura irrigada.

O presidente da Emdagro e vice-presidente nacional de Pesquisa, Gilson dos Anjos, informou que a Emdagro atua com assistência técnica e extensão rural, pesquisa, ação fundiária e defesa  animal e vegetal. A instituição possui, também, uma coordenadoria específica para tratar de agroecologia. Só em 2024, atendeu 26.900 agricultores familiares e emitiu mais de 56 mil CAFs. A pesquisa agropecuária da Emdagro, executou 1934 coletas de amostras de solo para orientação sobre a qualidade do solo aos agricultores. Além, disso possui o Programa Sementes do Futuro com doação de:

  • 517 toneladas de sementes de  milho;
  • 453 toneladas de sementes de arroz;
  • e mais de 6.000 toneladas de sementes de palma.

Segundo Gilson dos Anjos, Sergipe ocupa o 1º lugar em produtividade de grãos do Brasil, no ranking de 2024.

Visando o melhoramento genético, a Emdagro inseminou 1.054 bovinos, de leite e de corte, e 177 ovinos/caprinos. Além de promover a vacinação bovina de forma gratuita para quem tem até 30 cabeças.

Para não abandonar os agricultores nas entressafras foi criado o Mão amiga citricultura, cana de açucar e leite, além de mais de 47 mil cadastros no Garantia Safra. 

Para a defesa animal e vegetal, a ater sergipana possui o Programa de Controle de Agrotóxico, além de atuar com Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxico, um software para rastreamento e controle do comércio e uso do agrotóxico no estado, além de realizar a fiscalização. A Emdagro faz, também, o monitoramento fitossanitário, além do Plano de Vigilância da Influenza Aviária executando coletas nos criatórios para prevenção. “A gente mantém vigilância total para não deixar propagar a gripe aviária”, afirmou dos Anjos.

Foto: Ana Karoliny Barros | Jornalista da Asbraer

O estado criou o Citricultura sustentável um programa criado para atuar com o grande forte do estado que é a produção de laranja. Com isso, buscam atuar em unidades demonstrativas que ajudem na diversificação de variedades de porta-enxertos e plantio direto, além da produção de borbulhas de citros e banco de produção de sementes para porta enxertos. Assim reduzir os custos da aquisição de mudas ao pequeno produtor.

Na região sul de Sergipe o cacau é realidade. A Emdagro instalou unidades demonstrativas e capacitação de técnicos e produtores para ampliar o cultivo. A instituição está levando a cultura para o sertão, em Canindé de São Francisco após pesquisas e análises para cultivar o cacau em diversas regiões e climas.

Regularização Fundiária

Em Sergipe, a Emdagro atua na regularização fundiária por meio da Diretoria de Ações Fundiárias. A diretoria segue processos coesos para efetiva ação fundiária como o georreferenciamento, gestão da terra e atuam com três eixos:

  • terras devolutas do estado: pequenos e médios sem escritura.
  • assentamentos estaduais: áreas compradas com escritura
  • assentamentos do Crédito Fundiário: áreas compradas com créditos do governo.

O crédito fundiário não é de competência da Emdagro, no entanto, a instituição repassa todo acervo documental para a Seagri executar a regularização. O estado possui o Programa Minha Terra que visa a garantia de democratização do acesso às terras devolutas.

​Foto: Ana Karoliny Barros | Jornalista da Asbraer

A Emdagro informatizou o acervo fundiário com metodologia de arquivamento para que qualquer municipio possa pesquisar os processos. Foram 60.000 mil processos digitalizados a custo zero, utilizando o corpo de equipe da própria instituição capacitando-os e executando força-tarefa. Com isso, todos podem ter acesso aos arquivos, sejam técnicos, governo ou produtores, gerando maior agilidade e transparência. Além disso, a Emdagro criou o Sistema de Emissão de Títulos de Regularização vinculado ao SIGA que puxa as informações preexistentes, criando autonomia para Emdagro. 

Pesquisa

Na Emdagro, a pesquisa está dentro da Diretoria de Ater e Pesquisa (Diraterp), gerida pela Coordenação de Pesquisa que está sempre em sintonia com a Coordenação de Agroecologia e com a Diretoria de Defesa Vegetal.

A instituição possui laboratórios de pesquisa localizada de forma estratégica próximo à universidade, além de instalações de campo para desenvolvimento de tecnologias na área de agroecologia.

As principais linhas de pesquisa são:

  • Fitossanidade (controle biológico e alternativo)

Na área do microorganismo e entomopatogênicos o foco maior é no citrus, uma das principais cadeias do estado, além da banana e oleiricultura. Foi desenvolvida uma unidade de produção on farm de bioinsumo, fornecendo acesso ao agricultor para que possa criar o seu bioinsumo dentro da fazenda (on farm). Para a capacitação foram feitos dias de campo.

Para esse desenvolvimento foi feito uma prospecção com coleta de solo para analisar o fungo. A intenção foi atuar com microorganismos nativos de Sergipe para criar o bioinsumo ideal.

​Foto: Ana Karoliny Barros | Jornalista da Asbraer

O bioinsumo tem sido pauta de discussão no Congresso Nacional para sua regulamentação. É de fundamental importância para a produção agroecológica reduzindo o uso de agrotóxicos.

  • microbiologia do solo

Nessa linha de estudo, existe uma pesquisa em andamento para desenvolvimento de estimulantes que promovam fertilização e crescimento com menor uso de agentes químicos.

Nessa linha de pesquisa, o estudo em andamento visa a proteção solar e interagindo com a extensão e agricultores de forma a potencializar as áreas irrigadas.

Irrigação

Em Sergipe, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Coderse) é a instituição estatal de assistência técnica e extensão rural focada em irrigação e abastecimento. 

A Coderse atua promovendo a segurança hídrica rural com ações integradas para o abastecimento humano e produção agropecuária. Além disso, nos lugares onde o abastecimento de água não chega, a Coderse atua com perfuração de poços, tubulares profundos, instalação de sistemas de abastecimento, além de recuperação e manutenção. Além da irrigação, a Coderse atua também com saneamento rural, calçamento, aquisição e distribuição de máquinas de saneamento.

​Foto: Ana Karoliny Barros | Jornalista da Asbraer

A instituição atua em programas como o Água Doce, fazendo a dessalinização de água para abastecimento em áreas do semiárido gerando água potável.

Existem 7 perímetros irrigados gerenciados pela Coderse, sendo maior parte atendendo a agricultura familiar.

Em 2024, a Coderse produziu mais de 600 mil toneladas de alimentos, gerando renda em torno de R$959,5 milhões. “Hoje o que se produz e o que gera de riqueza no perímetro irrigado é muito superior”, afirmou o presidente da Coderse, Paulo Henrique Sobral.

A Coderse também atua na dessedentação dos rebanhos, criando aguadas para armazenamento da água das chuvas para uso no período de estiagem, fortalecendo a permanência da agricultura familiar no campo. “É importante aumentar o armazenamento de água da chuva para ela não extravasar”, argumentou, Sobral.

O projeto atual do estado é levar a água do São Francisco para reservatórios no alto sertão sergipano para que os produtores do leite tenham mais produtividade e redução de custo.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Planta parasita rara encontrada em Maria da Fé é depositada no Herbário PAMG da EPAMIG

Próximo

Pesquisa Agropecuária da Asbraer apresenta proposta de articulação política sobre Projeto de Lei de Proteção de Cultivares

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}