Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaTecnologia
17/06/2025
Asbraer

Asbraer participa de diálogos sobre o clima com a Faser

0
0

Na ocasião, a rede Asbraer apresentou ações da ATER Estatal para mitigação e adaptação das mudanças climáticas

17/06/2025 | Assessoria de Comunicação | Juliana Silva

Reunião da Faser

Na manhã desta terça-feira (17/06) aconteceu reunião do Conselho Deliberativo da Faser (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil) para discutir as contribuições da ATER Estatal no contexto das mudanças climáticas. O encontro contou com a participação da Asbraer, Emater-PA e Emater-DF.

O presidente da Asbraer, Luciano Brandão, apresentou um panorama nacional de ações da Ater Estatal citando algumas experiências de cada região, com foco na região norte, que é a sede da COP 30 com o bioma amazônico como destaque.

“Podemos dizer que, em nível nacional, a ATER Pública atua com 4 vertentes principais, o estímulo de técnicas agroecológicas, conservação de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas e educação ambiental”, afirmou o presidente.

Região Norte

Emater-RO

Como destaque de Rondônia, Brandão citou o Projeto CarbCafé, que desenvolveu uma calculadora inédita para estimar o sequestro (captação da atmosfera) de carbono em lavouras de Café Robustas Amazônicos, iniciativa que será integrada à vitrine de soluções verdes na COP 30; o monitoramento das chuvas que busca orientar produtores sobre a crise hídrica; e o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO).

IDAM-AM

No Amazonas, o destaque foi para o Programa Nacional de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PMFCF) orientado às mudanças climáticas. O PMFCF é um programa que visa promover a gestão sustentável das florestas por comunidades tradicionais e agricultores familiares, incluindo ações para lidar com os impactos do clima. O IDAM (Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente) apoia a implementação deste programa, oferecendo assistência técnica, orientação e recursos para garantir a sustentabilidade do manejo florestal comunitário e familiar, com atenção aos efeitos das mudanças climáticas.

Emater-PA

O presidente da Asbraer citou as ações do estado anfitrião da COP 30, tais quais:

·        Ações de desmatamento zero na Amazônia: p projeto Inovação é uma cooperação entre o governo do Brasil, por meio do Mapa, e o governo da Alemanha, por meio do Ministério da Cooperação Econômica para Desenvolvimento Sustentável (BMZ). O processo tem como agente financeiro o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e como agência financiadora o Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW).

·        Reflorestamento;

·        Recuperação de áreas degradadas.

A Emanter-PA participou da reunião e também apresentou suas ações para a COP 30. Camila Salim, Coordenadora de Operações, apresentou as ações já em andamento com destaque para a assistência às comunidades tradicionais da região amazônica. “Estamos propondo turismo de base comunitária em propriedades quilombolas, indígenas, em propriedades lideradas por mulheres, jovens, em território de matriz africana, pois estamos com um trabalho forte com eles, e assim mostrar todo o potencial das comunidades na Amazônia”, afirmou.

Ruraltins-TO

O Projeto Plantando Água, que visa à recuperação de 200 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) nas nascentes das Bacias Hidrográficas atamento zero na Amazônia foi o destaque do Tocantins, além das ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Centro-Oeste

Empaer-MT

No Mato Grosso, o Programa REM busca remunerar e premiar o esforço de mitigação das mudanças climáticas: o principal objetivo é a floresta em pé.

Agraer-MS

No Mato Grosso do Sul o Programa Agroflorestar MS – Carbono Neutro para Agricultura Familiar busca integrar desenvolvimento produtivo e conservação ambiental.

Nordeste

Bahiater-BA

Na Bahia, a Bahiater executa o ATER Biomas que promove a inclusão produtiva e a mitigação dos efeitos das mudanças do clima. Com o ATER Mais Biomas, a Bahiater está contribuindo para a transição agroecológica da produção no estado, garantindo alimentos mais ricos em nutrientes e proporcionando a segurança alimentar de milhares de famílias rurais e urbanas. Essa produção mais sustentável dá suporte para a convivência com os biomas, respeitando suas especificidades e auxiliando na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Sudeste

Incaper-ES

No Espirito Santo, o Incaper criou um minicurso: Sistemas agroflorestais no contexto das mudanças climáticas com objetivo de capacitar pesquisadores, extensionistas e agricultores familiares. A intenção é, além de ampliar o conhecimento sobre sistemas agroflorestais, propagar e incentivar essas técnicas sustentáveis visando a mitigação e adaptação das mudanças climáticas

Sul

IDR-Paraná

No Paraná o IDR recebeu o prêmio nacional de sustentabilidade, por meio do programa Guaviva que visa a promoção da segurança hídrica e fortalecimento da agricultura sustentável.

​

A Emater-DF esteve na reunião e apresentou o Plano Clima, lançado no dia do cerrado (11/09/2024). A missão é promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, por meio da assistência técnica e extensão rural de excelência em benefício da sociedade.

Os principais serviços que contemplam o plano são: cadastro rural ambienta, revitalização de canais de irrigação, saneamento rural e projeto produtor de água.

O programa Produtor de Água iniciou na bacia do Pipiripau, em 2012. Esse programa já possui mais de 230 produtores contratados, 400 mil mudas plantadas, Pagamento por Serviço Ambiental com mais de $ 3 milhões pagos, 134km de estradas recuperadas. Em 2019, foi para a Bacia do Descoberto, maior bacia do Distrito Federal, e está em processo de implantação. Já tem 62 inscritos no projeto e 8 contratos.

Nesse contexto, o Projeto Plantar Cerrado promove a adoção de práticas conservacionistas e saneamento rural aos produtores rurais do DF e o Projeto Fazendas de Carbono visa a inserção de áreas rurais do DF no mercado de carbono. Dessa forma, as práticas conservacionistas são estruturadas de forma que seja viável ao produtor, melhorando o meio ambiente sem deixar de gerar renda.

A rede Asbraer está sempre em busca de promover ações sustentáveis que garantam a preservação da natureza com produtividade, promovendo o bem-estar de toda a sociedade brasileira com garantia de alimentos saudáveis.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Fórum no Canadá reforça a importância das Américas na agenda global da agricultura

Próximo

Emater participa de Encontro sobre assentamentos da reforma agrária no Pará

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}