Anater entrega levantamento à Asbraer durante a 42ª AGE da associação, realizada em Brasília
18/08/2025 | Por Ana Karoliny Barros | Ascom Asbraer
Crédito: Sizan | Anater
Nesta segunda-feira (18), Brasília acolhe mais de 20 representantes das associadas da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) para a sua 42ª Assembleia Geral Ordinária (AGE), em parceria com a Emater-DF.
A programação iniciou nesta manhã com uma visita à nova sede da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Na ocasião, foi entregue um levantamento preliminar dos recursos da Anater para os projetos de Ater no Brasil.
Segundo o relatório, nos últimos cinco anos, apenas 33% de 650 milhões de recursos aplicados pela Anater foram destinados às empresas estatais de Ater. Enquanto, 67% foram direcionados às empresas privadas.
“É um indício fortíssimo que concretiza a nossa suspeita de que a PNATER [Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural] não está sendo cumprida. Esses dados são importantes para nós fazermos a devida defesa das instituições públicas que estão há 76 anos apoiando a agricultura familiar”, afirmou o presidente da Asbraer, Otávio Maia.
Maia lembrou da capilaridade da Rede Asbraer para levar desenvolvimento ao campo a partir da aplicação das políticas públicas e a necessidade do recurso para continuar esse trabalho essencial para a agricultura familiar.
De acordo com a lei da PNATER, as empresas de Ater Estatal tem prioridade na destinação dos recursos via governo federal. A luta da Rede Asbraer é para que, pelo menos, a paridade dos investimentos seja cumprida.
O presidente da Anater, Jefferson Coriteac, reforçou o apoio à Asbraer. “Nosso compromisso está mantido com a Asbraer e as entidades públicas de Ater. A Anater está à disposição para poder ajudar de maneira igualitária, eficaz e poder desburocratizar”, disse.
A Anater e a Asbraer seguem em diálogo para fortalecer o contrato de gestão da agência e construir os instrumentos específicos a partir da base e das necessidades dos estados.