Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
21/08/2025
Asbraer

Agricultoras são capacitadas pela Epagri para prolongar vida útil de vegetais através da desidratação

0
0

Curso ensinou a desidratar frutas, entre outros alimentos​

21/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

Diminuir o percentual de perdas da safra sempre foi um desafio para produtores, que não tinham outra alternativa a não ser fazer o descarte do excedente. Para evitar o desperdício e agregar valor, uma solução é transformar os vegetaisin naturaem versões desidratadas, que podem ser utilizados como temperos, chás e petiscos saudáveis. Para capacitar agricultores do litoral norte do Estado foi realizado, nos dias 7 e 8 de agosto, o primeiro curso de desidratação de vegetais no Centro de Treinamento da Epagri em Joinville (Cetreville).

Alimentos foram higienizados e laminados antes de entrar no equipamento (Foto: Henrique Rett / Epagri)

O Cetreville conta com um Centro de Processamento de Vegetais (CPV), equipado com maquinário para processamento de alimentos e desenvolvimento de produtos. Os recursos para a compra de parte dos equipamentos são provenientes de um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O curso foi ministrado pelo engenheiro de alimentos e extensionista rural da Epagri, Henrique Rett.

No curso foram selecionados e higienizados matérias-primas como raízes (açafrão da terra, beterraba e cenoura), folhosos (manjericão, salsinha, cebolinha e ora-pro-nóbis), além de frutas (tomate, maçã, abacaxi, banana e mamão). Cada alimento tem um tempo próprio para ser desidratado. Os temperos são obtidos mais rapidamente (2h), mas a banana passa, por ter mais massa, fica 20h na desidratadora. Participaram da capacitação 15 agricultores de Penha, Guaramirim, Itapoá, Balneário Barra do Sul e Joinville. 

Curso ensinou a desidratar frutas, entre outros alimentos (Foto: Henrique Rett / Epagri)

Tutoriais de internet passam informações equivocadas

​

Uma das participantes era Patrícia Aparecida da Silva, que planta açafrão da terra (cúrcuma) em sociedade com um vizinho, em Itapoá. Ela queria aprender a forma correta de desidratar, já que, até agora, só tinha visto vídeos com tutoriais na internet, a maioria utilizandoair fryer. Outra produtora que utilizava métodos caseiros era Mariane Oechsler, que secava os vegetais no forno, e agora pretende investir no plantio de açafrão no sítio em em Massaranduba. “Estamos ensaiando a transição total do urbano para o rural. Os cursos na Epagri auxiliam para clarear as possibilidades de renda e subsistência”, elogiou.

Vegetais desidratados diminuem o desperdício e agregam valor (Foto: Mariane Oechsler)

Henrique explica que os métodos caseiros até podem ser utilizados se os alimentos forem para consumo próprio, mas para serem comercializados, é preciso seguir uma série de parâmetros, como tempo, temperatura, além de equipamentos adequados, como a centrífuga que garante que os vegetais estejam sequinhos antes de serem desidratados. “A umidade do local também interfere no tempo em que cada alimento fica na desidratadora, como Joinville é uma cidade mais úmida, demora mais”, acrescenta.

Também compareceram à capacitação profissionais da gastronomia, como Laura Rodrigues dos Santos, de Penha, que tem uma desidratadora doméstica. Ela é professora de culinária há 30 anos e desde 1994, não perde um curso no Cetreville e no Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí (Cetrei). “Comecei com a filetagem de pescado e não parei mais. Fiz o da pitaia, arroz, panificação nutracêutica, acho que foram 159 cursos”, enumera. Desta vez, ela veio aprender como aprimorar a técnica da desidratação para compartilhar com seus alunos.

Chef Laurinha (à direita) já participou de mais de 150 cursos promovidos pela Epagri (Foto: Renata Rosa / Epagri)

Por Renata Rosa, jornalista bolsista da Epagri/Fapesc

Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

FIPERJ auxilia produtores de truta da região serrana na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

Próximo

Epagri apresenta resultados de pesquisas com alho para produtores de Frei Rogério e Curitibanos

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}