Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e Médios
29/04/2025
Barbara

Agraer: Programa Pró-Horta Sapucaia é lançado na Aldeia Taquaperi em Coronel Sapucaia

0
0

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar indígena e tradicional por meio da implantação de hortas e pomares com enfoque agroecológico

29/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Agraer/MS

Foto – Reprodução Agraer/MS

​

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Coronel Sapucaia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, realizou no dia 23 de abril, na Aldeia Taquaperi, o lançamento oficial do Programa Pró-Horta Sapucaia. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar indígena e tradicional por meio da implantação de hortas e pomares com enfoque agroecológico.

O programa oferece assistência técnica, capacitações, acompanhamento contínuo, auxílio no preparo dos canteiros e fornecimento de insumos agrícolas. A proposta abrange as comunidades indígenas, escolas da aldeia e da zona urbana, além de instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, como a Casa de Acolhimento Institucional.

Durante o evento, o pesquisador da Agraer, Rogério Guerino, ministrou uma palestra e conduziu oficinas práticas de plantio com os alunos e demais participantes. O ponto alto da cerimônia foi o plantio simbólico da primeira muda no canteiro, realizado pelo vice-prefeito Carlos Magno Fernandes, que destacou a importância do projeto para a comunidade e o compromisso da gestão municipal com ações de fomento à produção sustentável.

O capitão da aldeia, Samuel Marques, também se pronunciou, enfatizando o sentimento de gratidão e valorização por parte da comunidade indígena diante da realização do projeto dentro do território tradicional. “Estamos felizes e nos sentimos reconhecidos com esse trabalho sendo feito aqui, com nossa participação”, afirmou.

Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Claudinei Aparecido de Souza, o vice-capitão Osmar Marques, a diretora da Escola Municipal Mbo´Eroy Arandu, professora Adélia de Souza Rocha, membros da equipe técnica da Casa de Acolhimento (assistente social, psicóloga e coordenadora), o coordenador regional da Agraer, Antônio Carlos Peixoto, o coordenador do escritório local da Agraer, Emerson Moreira, além de servidores da Secretaria de Agricultura e da própria Agraer municipal, responsáveis pela organização do lançamento.

Nas escolas da aldeia, o projeto busca envolver as famílias dos alunos, promovendo a partilha de conhecimentos e o consumo dos alimentos produzidos. Além disso, pretende estimular a alimentação saudável, o senso de responsabilidade, a valorização da produção local e a preservação ambiental, oferecendo também uma alternativa de atividade terapêutica e educativa para toda a comunidade.

Escrito por: Barbara

Anterior

IDAM: Agricultores de Barreirinha participam de curso sobre “Boas Práticas e Fabricação dos Derivados de Mandioca”

Próximo

Emater-DF: Encontro Técnico sobre Plantio Direto de Hortaliças na Palha reúne produtores e técnicos no Rio Preto

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}