Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoPequenos e Médios
05/08/2025
Asbraer

Agraer e Banco do Brasil viabilizam crédito rural para energia solar em Coxim

0
0

O crédito foi concedido por meio do Pronaf Mais Alimentos e vai garantir a redução dos custos de produção e armazenamento de pescados,​

05/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Agraer/MS

Foto – Reprodução Agraer/MS

​

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Coxim, em parceria com o Banco do Brasil, viabilizou um financiamento para a instalação de energia solar em uma agroindústria de piscicultura no Assentamento Santo Antônio, região da Amaralina. O crédito foi concedido por meio do Pronaf Mais Alimentos e vai garantir a redução dos custos de produção e armazenamento de pescados, especialmente em câmaras frias, um dos principais gargalos para a competitividade do setor.

Atualmente, o alto valor da tarifa de energia elétrica, que pode representar de 30% a 40% da renda bruta do produtor, inviabiliza a atividade para muitos assentados. Em alguns casos, o custo chega a tornar o resultado final negativo, levando agricultores familiares a desistirem da produção ou até abandonarem seus lotes.

Sensível a essa realidade, a equipe técnica da Agraer de Coxim apresentou ao Banco do Brasil uma proposta para viabilizar crédito rural específico para instalação de placas solares. O beneficiário, o piscicultor Nésio Valdir Ehrhardt, havia renegociado dívidas do Crédito Fundiário e estava em dia com seus parcelamentos e operações do Pronaf, requisito fundamental para a liberação.

“Eu já pensei em desistir muitas vezes, mas essa parceria me deu novo ânimo. Agora, com a energia solar, vou conseguir produzir com mais segurança e investir no meu negócio. Sou muito grato à Agraer e ao Banco do Brasil por acreditarem que é possível dar a volta por cima”, afirmou o agricultor familiar Nésio.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer de Coxim, Carlos Sanches, o caso é pioneiro em MS. “É o primeiro produtor a acessar o Pronaf após regularizar dívidas do Crédito Fundiário, servindo de exemplo para outros assentados que queiram retomar o acesso ao crédito rural”.

O alinhamento entre a equipe técnica da Agraer, a gerência local e a superintendência do Banco do Brasil, com a força de vontade do produtor mostra que é possível aprovar financiamento em casos como esse. “Com a energia solar, vou ter economia na conta de luz e isso vai me ajudar a manter a minha produção. O dinheiro que eu poupar, acredito que posso utilizar em outras coisas do sítio”, diz o agricultor.

“Essa conquista mostra que, com organização financeira e assistência técnica, é possível abrir novas portas para o agricultor familiar. A energia solar é uma solução definitiva para reduzir custos e aumentar a competitividade da piscicultura nos assentamentos”, destacou o engenheiro agrônomo Carlos Sanches.

Apesar do avanço, a piscicultura local ainda enfrenta desafios, como a falta de transporte adequado em caminhões isotérmicos e o alto custo da ração, agravado pela ausência de fábricas na região. A Agraer trabalha para fomentar soluções que fortaleçam a atividade e garantam renda para as famíliaso.

Fruto de um esforço conjunto, a conquista da energia solar para fortalecer a piscicultura nodo agricultor Nédio contou com o apoio do gerente da agência do Banco do Brasil, Isaac Leandro Bezerra, do coordenador do escritório local da Agraer, João Bosco Araújo Teixeira, do engenheiro agrônomo da Agraer de Coxim, Carlos Roberto Sanches, e do servidor da agência do Banco do Brasil no município, Anderson Henrique de Souza.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater Goiás abre inscrições para o Prêmio Goiás Agro

Próximo

Agricultora de Araranguá amplia mercado de farinha de mandioca após Rodada de Negócios da Epagri, na AgroPonte

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}