O principal objetivo do encontro foi fortalecer as estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar
10/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Agerp
Foto – Reprodução Agerp
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), SESC Mesa Brasil e a Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (COOPAF), realizou na manhã desta terça-feira (09), em sua sede em São Luís, um encontro estratégico para alinhar ações voltadas à comercialização de produtos da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O principal objetivo do encontro foi fortalecer as estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar , além disso, promover a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade social e incentivando a agricultura local com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão social.
Durante a reunião, representantes das instituições parceiras discutiram mecanismos para ampliar o alcance do PAA, garantindo que mais produtores possam participar do programa e que os alimentos cheguem com qualidade aos equipamentos públicos de alimentação e assistência social.
O presidente da AGERP, Sandro Montenegro, destacou a importância da ação conjunta. “Estamos reafirmando o compromisso do Governo do Maranhão com a agricultura familiar. O PAA é uma política pública essencial para garantir renda ao pequeno produtor e, ao mesmo tempo, abastecer entidades sociais com alimentos saudáveis. Nosso objetivo é ampliar ainda mais essa rede de apoio e fortalecer o campo com ações concretas e integradas”, afirmou.
Estiveram presentes no encontro Wendel Miranda, presidente da COOPAF; Sizinho, representando o sindicato; Luara Pinto, coordenadora do CRAS Vila Nova; Roberta Ribeiro, coordenadora do Programa Mesa Brasil; Raimundo José da Cruz Reis, assistente de operação da CONAB; e Sebastião Carvalho Moura, auxiliar de operação da CONAB.
A iniciativa reforça os esforços do Governo do Estado em promover políticas públicas voltadas à valorização dos agricultores familiares, com foco no desenvolvimento regional, sustentabilidade e garantia de segurança alimentar à população.