Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
NaturezaPequenos e Médios
01/08/2025
Asbraer

AGERP apresenta plano de trabalho e nova coordenação do ATER Indígena em territórios Guajajara

0
0

O momento foi marcado pela escuta e pelo fortalecimento das relações institucionais entre a AGERP e os povos originários​

01/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Agerp

Foto – Reprodução Agerp

​

Na última semana, a equipe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA) percorreu terras indígenas próximas aos municípios de Grajaú, Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, com o objetivo de dialogar diretamente com as lideranças dos povos tentehars/guajajara e krepumkateyê visando apresentar o plano de trabalho do programa ATER Indígena. A ação foi conduzida pela equipe técnica da Agência, sob a orientação da presidente, França do Macaquinho, e marcou também a apresentação oficial do novo coordenador estadual do ATER Indígena, o professor e antropólogo Anderson Augusto Serra.

As visitas se concentraram nas terras indígenas de Morro Branco, Bacurizinho, Geralda Toco Preto e Canabrava/Guajajara. Em cada território, os técnicos foram recebidos por lideranças comunitárias que conduziram os encontros em suas aldeias: na Terra Indígena Morro Branco, aldeias Sede e Bonita; em Bacurizinho, aldeias Bacurizinho e Três Pedras; na terra de Geralda Toco Preto, aldeias Sibirina, Lagoa Bonita e Geralda; e na Canabrava/Guajajara, aldeia El Betel.

O momento foi marcado pela escuta e pelo fortalecimento das relações institucionais entre a AGERP e os povos originários, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a implantação de políticas públicas voltadas ao conservação da diversidade biológica e cultural das terras onde vivem, levando em consideração as diferenças históricas, culturais, linguísticas, entre outras. A apresentação do novo plano de trabalho visa alinhar estratégias e metas direcionadas ao fortalecimento da agricultura familiar indígena, com base em práticas ecológicas indígenas.

A ação representou um gesto concreto de aproximação de políticas públicas governamentais, valorizando os saberes tradicionais, a autonomia e o protagonismo das lideranças indígenas. O novo coordenador Anderson Augusto Serra destacou, em cada diálogo, o desejo de construir uma atuação pautada “na valorização dos saberes originários e das práticas ecológicas indígenas que fazem aumentar, ao invés de reduzir, a preservação das florestas e das espécies naturais ameaçadas, na direção do cumprimento das metas globais previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ligados à ONU”. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater Rondônia revoluciona a agricultura familiar com tecnologia de ponta

Próximo

Empaer e Ministério da Pesca ampliam parceria para fortalecer a pesca artesanal na Paraíba

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}