Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
13/11/2025
Asbraer

Programa Mulheres Rurais: Emater-RN realiza reuniões de mobilização no estado

0
0

Iniciativa vai promover inclusão produtiva a 430 mulheres algodoeiras do Rio Grande do Norte

13/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/RN

Reprodução – Emater/RN

​

A EMATER-RN está realizando um circuito de mobilização e planejamento do programa “Mulheres Rurais, Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis” em diversas regionais do Rio Grande do Norte. A ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) está inserida no Programa de Organização Produtiva e Econômica das Mulheres Rurais, instituído por meio do Decreto Federal nº 11.452, de 22 de março de 2023, e lançado no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O “Mulheres Rurais” é uma iniciativa do Governo Federal, operacionalizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com execução no Rio Grande do Norte pela EMATER-RN.

O programa visa contribuir significativamente para a redução da pobreza no meio rural, promovendo a cidadania e o bem-viver das mulheres do campo. O principal objetivo é elevar a autonomia econômica das participantes, assegurar o acesso a alimentos saudáveis, e possibilitar um meio ambiente sustentável, com tempo livre, e a participação em espaços de gestão social de políticas públicas.

O projeto busca fortalecer processos produtivos agroecológicos e de construção da autonomia socioeconômica para 430 mulheres algodoeiras e produtoras de alimentos, abrangendo um período de 17 meses.

Cronograma de mobilização

​

Nessa quarta-feira (12), a equipe técnica da EMATER-RN esteve reunida em São José do Campestre (regional Santa Cruz) para a reunião de mobilização, apresentação detalhada do projeto e planejamento dos cadastros das beneficiadas. Além de Campestre, foram atendidos na fase inicial de movilização os municípios de Touros (Regional de João Câmara); Jucurutu (Regional de Caicó); Coronel João Pessoa e Luís Gomes (Regional de Pau dos Ferros); Serra do Mel e Mossoró (Regional de Mossoró).

Nos próximos dias, o circuito de mobilização se dirige a Parelhas (14/11), Macaíba (17/11), São Paulo do Potengi (18/11), Caicó (19/11) e Nova Cruz (28/11). Posteriormente, o circuito seguirá com mobilizações nas Regionais de Umarizal, Assu e Currais Novos. A próxima etapa do projeto será a realização do Cadastro e Diagnóstico das beneficiadas, seguido pelo Planejamento das Atividades Coletivas.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emdagro intensifica fiscalização sobre uso de agrotóxicos em propriedades rurais de Sergipe

Próximo

Agroecologia avança em oito municípios capixabas após projeto executado por Incaper e parceiros

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}