Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
03/11/2025
Asbraer

Pastagem que se paga: integração garante solo fértil e custo zero

0
0


A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) foi apresentada como uma estratégia inteligente para formar e renovar pastagens com custo zero, aproveitando as culturas que já crescem nas lavouras
​

03/11/2025 | A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) foi apresentada como uma estratégia inteligente para formar e renovar pastagens com custo zero, aproveitando as cu

Reprodução – AGRAER

​

Nem toda boa pastagem precisa pesar no bolso. A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) foi apresentada como uma estratégia inteligente para formar e renovar pastagens com custo zero, aproveitando as culturas que já crescem nas lavouras.

A palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agropecuária do Oeste (CPAO), Gessi Ceccon, mostrou aos agricultores familiares como unir produtividade e economia no mesmo sistema. O encontro integrou a Estação 4 do evento, realizado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Gessi explicou que o objetivo foi mostrar aos produtores que é possível reformar as pastagens utilizando culturas acessíveis como milho, sorgo granífero e sorgo biomassa. A proposta da ILP é simples: plantar essas culturas anuais junto com o pasto. Na hora da colheita, o rendimento dos grãos cobre o custo da formação da pastagem.

O princípio é eficiente porque tanto a cultura quanto o pasto possuem crescimento inicial lento. Assim, o capim se desenvolve sob a sombra das plantas anuais e, após a colheita, assume a área totalmente renovada. “Eu colho essas culturas anuais e tenho a pastagem reformada de graça”, explicou o pesquisador.

Gessi também destacou que essas culturas podem ser aproveitadas para silagem, reduzindo ainda mais as despesas do produtor. “Se o agricultor for comprar a ração vai ser muito mais caro”, observou.

Durante o período de seca, quando a pastagem naturalmente reduz o crescimento, a cultura anual continua garantindo alimento para o rebanho. “Eu quis mostrar que é só aliar essa formação da pastagem com a cultura anual e servir essa cultura como silagem no período da seca, sem que o agricultor tenha que comprar, tirar dinheiro que não tem no sítio”, completou.

A Agraer está presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul ao lado de quem faz o campo acontecer. O compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade cresça com equilíbrio e rentabilidade.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Maraã, pescadores realizam primeira pesca de pirarucu manejado

Próximo

IPA implementa políticas junto a Indígenas, Quilombolas e demais agricultores e criadores em Itacuruba – PE

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}