Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
30/10/2025
Asbraer

Idam já capacitou 272 extrativistas como parte do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia em 2025

0
0

​Foram realizados dez cursos de capacitação em seis municípios amazonenses com recursos disponibilizados pelo projeto​

30/10/2025 | Assessoria de comunicação – Idam

Reprodução – Idam

​

Neste ano, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), que faz parte da Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), capacitou 272 extrativistas que atuam nas cadeias produtivas da borracha, castanha da Amazônia e óleos vegetais. Ao todo, foram realizados 10 cursos de capacitação em seis municípios.

De acordo com a gerente de Apoio à Produção Florestal Não-Madeireira (GPNM), Ana Paula Rebouças, o instituto foi contemplado com recursos para a realização dos cursos no valor de R$ 73.553, como parte das metas estabelecidas pelo projeto ASL. A iniciativa visa a coleta ou extração dos Produtos Florestais Não Madeireiros através de manejo e uso consciente destes produtos.

“O Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, é uma iniciativa do Governo Federal, financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e implementada pelo Banco Mundial. O ASL Brasil é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, em parceria com órgãos federais e estaduais de Meio Ambiente dos estados do Amazonas, Acre, Pará e Rondônia, além de coletivos de governança territorial”, explicou a gerente.

Ainda segundo Ana Paula, o projeto tem como objetivo promover a gestão integrada das paisagens amazônicas, por meio da expansão das Unidades de Conservação, da melhoria da gestão, do fortalecimento dos instrumentos e arranjos locais de governança, do desenvolvimento de práticas produtivas sustentáveis e do investimento na recuperação dos ecossistemas.

As capacitações atenderam extrativistas dos municípios de Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Pauini, tendo sido executados pelos técnicos das Unidades Locais (Unloc) do IDAM em cada localidade. As temáticas abordadas incluíram curso de Boas práticas de manejo da castanha da Amazônia, boas práticas para extração de látex e qualidade de borracha nativa, e boas práticas de manejo e extração de óleos vegetais.

O chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha, informou que a cooperação do Idam com o projeto ASL vai além dos programas de capacitação para extrativistas, incluindo também apoio nas atividades de logística.

“Essas atividades foram viabilizadas com recursos providenciados pelo projeto, na forma de equipamentos como EPIs e materiais de consumo como alimentação e combustível, tudo com o objetivo de atender à meta do projeto, que é a conservação”, concluiu o chefe.

FOTOS: Divulgação/Idam

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Luzerna/SC

Próximo

Com Emater-PA, agricultores de Tracuateua recebem compensação financeira para preservar floresta

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}