Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
29/10/2025
Asbraer

Modo de fazer queijo artesanal de Alagoa é passado de geração em geração

0
0

Após aprender o ofício com o pai, produtor também deixa ensinamentos de herança para os filhos

29/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/MG

Reprodução – Emater/MG

BELO HORIZONTE (29/10/2025) – É na calmaria das Terras Altas da Mantiqueira, há mais de mil metros de altitude, em Alagoa, no Sul de Minas, que o seu Jayr Martins de Barros vive sossegado e produz uma iguaria cobiçada: o famoso Queijo de Alagoa, que já conquistou paladares mundo afora. Para ele, o dia começa bem cedo: às cinco da manhã faz a ordenha, e até as oito horas, o queijo já está enformado, no seu descanso necessário. A arte queijeira é legado de família. Desde de pequeno frequentava a queijaria do pai e assim foi aprendendo o ofício. “Saía da escola e ia para o laticínio, tombar queijo, ajudar, né?”, recorda.

Na Fazenda Serra do Condado, a produção é toda artesanal. E assim, pacientemente e sempre contando uma boa história, ele mexe até cozinhar a massa, para chegar no ponto perfeito, que observa amassando um pouco nas mãos. “Tá de primeira qualidade”, atesta.

De geração em geração

​Todo esse saber, aprendido desde a infância, o senhor Jayr segue passando de geração em geração. Tatiane Barros Siqueira, sua filha, também é produtora de queijo artesanal, em Aiuruoca. Orgulhosa do pai e do legado que carrega, sempre que pode, está em Alagoa. “Juntos somos mais. Siqueira Barros, que é a minha marca de queijo, de um lado e Serra do Condado do outro. E eu só tenho a agradecer, por tudo”, se emociona.

​O outro filho do seu Jayr, Flávio Barros, é mais calado e reservado, mas é o braço direito do pai. Enquanto seu Jayr coloca a mão na massa, literalmente, ele cuida das vacas, afinal, não tem queijo bom sem leite de qualidade.

​Seu Jayr não esconde seus segredos, já foi professor de muitos queijeiros bons por aí. “O que a gente tem, a gente passa para os outros”, é sua filosofia. A fazenda recebe muitos visitantes, para aprender ou apenas para apreciar a beleza do lugar e, claro, os queijos.

​No caderno de registros tem a assinaturas de pessoas de várias regiões do país e até do exterior. “Aqui já teve gente de Cuba, Piauí, Brasília, Mato Grosso, Goiás. Inclusive, uma moça queria me levar pra Pernambuco, pra eu ensinar a fazer queijo. Mas falei que não podia. Uma, que eu tenho medo de avião. Outra, ter que largar a família, não”, comenta.
​
Assistência técnica

​Para chegar nesse patamar de excelência e reconhecimento do seu trabalho, o queijeiro contou com o apoio da Emater-MG. “A Emater ajuda muito, dá apoio em tudo”, diz.

​A empresa pública orienta o produtor desde o cuidado com os animais, boas práticas de fabricação, até a abertura de mais e novos mercados. Com todo esse suporte, seu queijo ganhou premiações, conquistou paladares Brasil e mundo afora.

​Mas é nessa simplicidade, das Terras Altas da Mantiqueira, em Alagoa, que ele encontra a felicidade. “Aqui tudo é bom, os vizinhos todos bons, água boa, leite bom, família boa, tudo trabalhador. A gente vive feliz. Acho que a gente aqui tá quase no céu”.​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Epagri promove seminário para impulsionar turismo rural em Treze de Maio

Próximo

Edital Pregão Presencial – Secretaria da Educação do Mato Grosso do Sul – Vicentina/MS

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}