Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
24/10/2025
Asbraer

Trabalho do Incaper sobre pimenta-rosa é premiado em simpósio nacional

0
0


Reconhecimento no 12º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais reforça a valorização da pimenta-rosa capixaba.

24/10/2025 | Assessoria de comunicação – Incaper

Reprodução – Incaper

​

A pimenta-rosa, fruto da aroeira e um dos produtos capixabas com maior potencial de valorização no mercado de óleos essenciais, foi tema de um trabalho do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) premiado no 12º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), realizado neste mês, entre os dias 14 e 17, em Manaus (AM).

O estudo “Indicação geográfica ‘IP São Mateus’ para pimenta-rosa no Espírito Santo”, de autoria de Fabiana Gomes Ruas e José Aires Ventura, recebeu o prêmio na Área 5– Produção, comercialização e marketing de óleos essenciais. O reconhecimento destaca a importância da pesquisa desenvolvida pelo Incaper e atuação no processo de registro da Indicação Geográfica (IG) “IP São Mateus para pimenta-rosa no Espírito Santo”, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2023.

O simpósio reuniu pesquisadores, professores, estudantes, empreendedores e representantes de comunidades locais para debater temas relacionados à produção, aplicação e comercialização de óleos essenciais. Foram apresentados 109 trabalhos científicos, sendo 97 em formato de pôster e 12 em sessões orais.

A edição de 2025 do SBOE foi organizada pela Embrapa Amazônia Ocidental, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Agronômico (IAC), com apoio de diversas instituições e empresas. O evento contou com a participação de representantes de 20 estados brasileiros e de três países latino-americanos: Colômbia, Guatemala e Uruguai.

Pimenta-rosa com identidade capixaba

A Indicação de Procedência (IP) “São Mateus” reconhece as características e a reputação da pimenta-rosa produzida na região norte do Espírito Santo, assegurando rastreabilidade, padronização e valorização comercial ao produto, que pode alcançar preços até 30% superiores aos praticados no mercado tradicional. A certificação foi resultado de uma parceria entre o Incaper, a Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa) e o Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Inovates).

O selo também reconhece a tradição e o conhecimento local na produção da pimenta-rosa e de seu óleo essencial, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e a organização da cadeia produtiva.

O Espírito Santo é o maior produtor e exportador de pimenta-rosa do país, com destaque para o município de São Mateus, onde a atividade se consolidou a partir da década de 1980. O selo de origem contribui para agregar valor ao produto e ampliar o acesso a novos mercados, estimulando a organização e o fortalecimento da cadeia produtiva.

Trabalho inédito de credenciamento de coletores também foi destaque

Durante o simpósio, os pesquisadores Fabiana Gomes Ruas e José Aires Ventura também apresentaram, em sessão oral, o trabalho “Credenciamento de coletores de pimenta-rosa para extração de óleo essencial no Espírito Santo: um marco inédito no Brasil”.

A iniciativa trata do credenciamento de coletores de pimenta-rosa, desenvolvido pelo Incaper em cooperação com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e com prefeituras municipais. O processo tem como objetivo organizar a atividade extrativista, garantindo rastreabilidade e sustentabilidade na coleta da matéria-prima usada na produção de óleo essencial.

Mais de 300 coletores foram credenciados em 10 municípios capixabas, o que possibilitou a elaboração de um diagnóstico da cadeia produtiva e o fortalecimento das ações de assistência técnica e extensão rural voltadas ao manejo sustentável da aroeira.

Avanços para a cadeia produtiva

De acordo com a pesquisadora Fabiana Gomes Ruas, a Indicação Geográfica e o credenciamento de coletores são resultados de um trabalho coletivo de pesquisa, articulação institucional e extensão rural.

“Essas iniciativas contribuem para a valorização da pimenta-rosa capixaba e para o fortalecimento da cadeia produtiva de óleo essencial no Estado”, afirmou.

O pesquisador José Aires Ventura destacou que o reconhecimento no evento nacional reforça o papel do Incaper no apoio técnico e científico ao setor, contribuindo para o desenvolvimento regional e na geração de renda para a população envolvida.

“Essas ações ajudam a promover a qualidade, a organização e o desenvolvimento sustentável da atividade, beneficiando produtores, extrativistas e indústrias”, ressaltou.

Informações à Imprensa:


Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes

Próximo

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Senador Canedo/GO

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}