Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
13/10/2025
Barbara

Emdagro realiza entrega de 276 títulos de terra em Cristinápolis pelo Programa Minha Terra

0
0

Além da titulação, o programa também moderniza o sistema fundiário estadual com a criação do Sistema de Emissão de Títulos (SAF) e a digitalização de mais de 50 anos de acervos relacionados à regularização de terras em Sergipe​

13/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emdagro

Reprodução – Emdagro

​

O Governo de Sergipe, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), realizou a entrega de 276 títulos de terras pelo Programa Minha Terra, em cerimônia realizada na última sexta-feira, 10 de outubro, na quadra do Parque Governador João Alves Filho, município de Cristinápolis. A ação faz parte da política estadual de Regularização Fundiária Rural, que visa democratizar o acesso à terra, promover a cidadania e garantir segurança jurídica às famílias agricultoras sergipanas.

A solenidade contou com a presença do presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, que representou o governador Fábio Mitidieri durante o evento, do Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Otávio Sobral, do prefeito e do vice prefeito de Cristinápolis, Sandro de Jesus dos Santos e José Menezes Lima, respectivamente, além de vereadores, lideranças locais e do Diretor de Ações Fundiárias da Emdagro, Marcelo Santos.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e executado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o programa busca otimizar o uso das terras públicas destinadas à produção agrícola. A proposta é garantir que agricultores familiares e posseiros tenham acesso formal à propriedade, assegurando direitos como aposentadoria, licença-maternidade, seguro safra e assistência técnica rural.

De acordo com os dados da Seagri, o Minha Terra tem como meta emitir 10 mil títulos definitivos até o fim do quadriênio, com investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões. Desde 2023, já foram realizadas 5.155 supervisões ocupacionais e emitidos 4.325 títulos de terra, todos assinados pelo governador Fábio Mitidieri. As entregas em Cristinápolis estão incluídas nesse total.

Além da titulação, o programa também moderniza o sistema fundiário estadual com a criação do Sistema de Emissão de Títulos (SAF) e a digitalização de mais de 50 anos de acervos relacionados à regularização de terras em Sergipe. “Com essa iniciativa, o governo estadual pretende beneficiar diretamente mais de 50 mil pessoas que vivem em áreas devolutas do Estado e colônias agrícolas, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável no campo”, ressaltou o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.

O presidente destacou também a importância social e econômica do título de terra para as famílias beneficiadas. “A partir desse momento, começa uma nova vida para esses agricultores. O título traz um leque de oportunidades, garante segurança jurídica e abre as portas para o desenvolvimento. Se o agricultor quiser um empréstimo para melhorar sua produção, não vai mais precisar de fiador — a sua própria terra lhe garantirá esse acesso”, afirmou.

O secretário executivo da Seagri, Otávio Sobral, lembrou que quando foi vereador do município de Itaporanga D’Ajuda, a propriedade da terra era a maior preocupação do agricultor e vê aquele ato como a realização de um sonho para todos os agricultores contemplados. “Em meus mais de 20 anos no legislativo municipal de Itaporanga o documento da terra era o maior anseio do produtor. Hoje a gente vê aqui essa sensibilidade do governo do Estado e da Emdagro em garantir que esses produtores de Cristinápolis possam sentir que aterrar lhes pertence”.

Para o agricultor Valfran Francisco, que vive há mais de 25 anos na propriedade agora titulada, o momento representa a realização de um sonho antigo. “A gente vivia sem segurança, só com recibo, sem condições de fazer escritura. Hoje, com o título definitivo, a gente passa a ter garantia da nossa terra. Isso muda tudo — agora podemos ter acesso a crédito e investir com mais tranquilidade, sabendo que a terra é realmente nossa”, destacou emocionado.

A agricultora Maria Vilma dos Santos Rocha também celebrou o recebimento do título e fez questão de expressar sua gratidão. “Agradeço ao Governo do Estado e à Emdagro por essa oportunidade de poder dizer que a terra é minha. É uma alegria muito grande, só lamento que meu marido, que faleceu há três meses, não esteja aqui para dividir comigo essa felicidade”, disse, com emoção.

Escrito por: Barbara

Anterior

Projeto Consultec revoluciona o sistema produtivo do leite em Rondônia

Próximo

Coderse realiza cadastro da Agricultura Familiar para incentivar investimentos e benefícios nos perímetros irrigados

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}