Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
10/10/2025
Asbraer

EPAMIG valida formulação nanomineral capaz de potencializar a germinação de plantas sob estresse

0
0

Estudo com apoio da UFV resultou em um recente depósito de patente

10/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Viçosa – 10/10/2025) A intensificação das mudanças climáticas nas últimas décadas tem provocado alterações significativas nos padrões de temperatura, precipitação e ocorrência de eventos extremos, como secas e ondas de calor. Neste cenário, torna-se urgente a busca por tecnologias que promovam maior resiliência dos sistemas agrícolas.

O uso de nanopartículas minerais destaca-se como uma dessas inovações. Trata-se de uma vertente da nanotecnologia com potencial de mitigar os efeitos adversos do clima e promover uma agricultura mais eficiente e sustentável.

Um estudo desenvolvido pela pesquisadora de pós-doutorado Genaina Souza, durante seu doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e dos pesquisadores, Wânia dos Santos Neves e Alexmiliano Vogel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), investigou a eficiência de uma formulação nanomineral para a bioestimulação da germinação de sementes e melhoria do enraizamento de plantas.

A pesquisa foi realizada em parceria com os professores  da UFV Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias, Gleison Augusto dos Santos, Dimas Mendes Ribeiro e Renata Pereira Lopes Moreira. A Universidade disponibilizou laboratórios e equipamentos utilizados.

Os resultados experimentais demonstram que o tratamento aumenta em até cinco vezes o índice de velocidade de emergência (desempenho das sementes em campo), eleva a germinação em condições de déficit hídrico para 90% e multiplica, por 10, o comprimento radicular inicial.

​

“As nanopartículas minerais são estruturas ultrapequenas compostas por elementos essenciais ao desenvolvimento vegetal. Em nossa pesquisa avaliamos nanopartículas de zinco, selênio e boro em sementes de arroz, desde a germinação até a fase de produção”, explica Genaina Souza.

“Verificamos uma eficiência evidente dos tratamentos com nanopartículas no vigor, germinação e desenvolvimento das plantas. Além disso, as nanopartículas podem potencializar a absorção de nutrientes, reduzindo a dependência de fertilizantes convencionais”, prossegue.

​

Com base nestes resultados, EPAMIG e UFV deram entrada, no último mês de setembro, ao depósito de patente de processo e formulação.

“Essa eficiência nutricional, aliada à capacidade de ativar mecanismos fisiológicos e metabólicos de defesa e tolerância ao estresse, como a seca, contribui para a resiliência das plantas. Como consequência, observa-se um impacto na produtividade agrícola, mesmo em ambientes adversos, garantindo assim, a segurança alimentar no futuro”, acrescenta Genaina.

A pesquisadora Wânia Neves destaca que “as tecnologias que auxiliam a produção agrícola no que se refere à tolerância das plantas ao estresse hídrico geram debates para conscientização da população quanto ao uso da água e a redução dos danos causados ao meio ambiente em diversas cadeias produtivas”.

“Um exemplo atual é que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025, que acontece de 21 a 26 de outubro, é ‘Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’”, finaliza.

Também integram a equipe de trabalho a doutoranda Noemí Cristina Silva de Souza e a pesquisadora de pós-doutorado da EPAMIG Lubia da Silva Teixeira.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Boletim do Deral destaca exportação de proteínas animais e produção de amoras no Paraná

Próximo

Edital de Credenciamento – Município de Ipê/RS

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}