Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
14/08/2025
Asbraer

Emater-DF ensina produtores a transformar resíduos da propriedade em adubo orgânico

0
0

Cerca de 25 participantes puderam acompanhar de perto como transformar materiais orgânicos vegetais e animais em compostagem para enriquecer o solo

14/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emater-DF

​

A produtora Maria José Ribeiro Alves mantém uma chácara de dois hectares no núcleo rural Recanto dos Buritis, na região do Gama. No espaço, cultiva frutas como abacaxi, goiaba, acerola, abacate, graviola e limão — todas adubadas com resíduos orgânicos, o que garante economia, produtividade e alimentos mais saudáveis. Nesta terça-feira (12), a Emater-DF realizou uma oficina sobre adubação natural na chácara dela. Cerca de 25 participantes puderam acompanhar de perto como transformar materiais orgânicos vegetais e animais em compostagem para enriquecer o solo.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Daniel Rodrigues, que atua no Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia (Esorg) da Emater-DF, o agricultor pode produzir adubos naturais usando o que tem na propriedade. “Esterco de galinha e vaca, além de folhas mortas e outros materiais orgânicos, podem ser bons fertilizantes naturais, muito mais baratos que os adubos industriais”, explica o extensionista, acrescentando que o material tem uma grande capacidade de enriquecer o solo de nutrientes úteis para as plantas.

Maria José, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Gama (CDRS), confirma os benefícios. “Consigo colher frutas o ano todo, faço polpa de goiaba para sucos, tudo com economia e mais qualidade de vida, já que os produtos não têm aditivos químicos”, detalha. A produtora acrescenta que sempre abre sua chácara para oficinas e palestras. “Aprender novas técnicas nunca é demais, sempre acrescenta ao nosso conhecimento”, relata.

Além de não precisar gastar com fertilizantes químicos, Maria José conta que a economia também vem nas contas de água e energia elétrica. “Com apoio da Emater do Gama, instalei um sistema de irrigação mais eficiente, o que reduz ainda mais os custos da produção”, comemora.

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com Emater-PA, mulheres rurais de Peixe-Boi recebem crédito rural pela primeira vez

Próximo

Emater Goiás inicia colheita de milho na Estação Experimental Santa Vitória

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}