Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoPequenos e Médios
14/08/2025
Asbraer

Com Emater-PA, mulheres rurais de Peixe-Boi recebem crédito rural pela primeira vez

0
0

A atuação presencial da Emater tem encaminhado e intermediado soluções para as demandas de regularização fundiária e ambiental

14/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Pela primeira vez, por meio de projetos elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Peixe-Boi, no Rio Caeté, mulheres da Comunidade do Cedro, no Km 2 da rodovia PA-242, limite com Nova Timboteua, irão usufruir de crédito rural em seus próprios nomes, para expandirem as lavouras de mandioca e melhorarem a estrutura das casas de farinha. 

A previsão é que até o fim de agosto Maria Izabel Silva, de 42 anos, e Joice Peixoto, de 21 anos, mãe e filha, recebam cada uma cerca de R$ 10 mil, pelo Programa Nacional de Microcrédito Orientado (PNMO) do Banco da Amazônia (Basa). 

As beneficiárias representam, respectivamente, a terceira e quarta geração de uma mesma família que reside naquele território há mais de meio século, a partir da chegada do casal patriarca, Raimundo e Josefa Ribeiro. Herdeiros da posse, porém sem titularidade da propriedade, os 11 filhos e mais netos e bisnetos amargaram um limbo de políticas públicas rurais por duas décadas. 

Desde 2023, a  atuação presencial da Emater ali tem encaminhado e intermediado soluções para as demandas de regularização fundiária e ambiental, em parceria com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), com a Prefeitura e com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). No fim de julho, a Emater entregou 11 cadastros ambientais rurais (CARs) e 11 cadastros nacionais da agricultura familiar (CAFs). Na atualidade, cada subnúcleo familiar trabalha em áreas entre cinco a sete hectares. 

“Este é um momento histórico na Comunidade, porque reabre as portas da políticas públicas e legitima a existência dessa grande família, que cresce com os novos membros, em um processo natural das novas gerações. Quando as mulheres e a juventude passam a ser reconhecidas pelo Estado, quando entram na lista da oficialidade de que lhes é de direito, e aí eu destaco o CAFe o CAR, isso valoriza a tradição e diminui os riscos de êxodo rural”, pontua o chefe do escritório local da Emater em Peixe-Boi, o técnico agrícola Thomáz Wellington Nascimento. 

No retiro de Maria Izabel Silva, a produção de farinha d’água em dois fornos artesanais ultrapassa uma tonelada por semana. “E a gente pretende aumentar”, diz. O crédito rural servirá sobretudo para dobrar o tamanho da roça. Ainda, junto com o marido, José Souza, de 44 anos, ela prepara-se para voltar a criar porcos. 

“A Emater é a melhor coisa que há. Ajuda bastante. Veio nos dar as mãos e nunca mais soltou. Hoje nossos planos reviveram e a gente consegue olhar pras atividades com visão de empreendedorismo, porque as oportunidade são reais”, festeja. 

Com o CAF emitido pela Emater, por exemplo, a  caçula, Maria Letícia Souza, de 19 anos, grávida de um mês, também poderá ter acesso ao auxílio-maternidade rural, ante o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam: Emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP) crescem 37,3% no Amazonas

Próximo

Emater-DF ensina produtores a transformar resíduos da propriedade em adubo orgânico

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}