Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
MercadoPequenos e Médios
11/08/2025
Embrapa

Emater-PA fortalece cadeia produtiva de açaí em Salvaterra

0
0

Grupo de trabalho agrega esforços do Governo do Pará, cooperativas de produtores e parceiros institucionais

​

11/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Salvaterra, no Marajó, famílias que trabalham com açaí estão criando estratégias para organizar a cadeia produtiva, com foco na qualidade do produto e na comercialização. 

A próxima reunião entre representantes do Governo do Pará, governo federal, Prefeitura, plantadores, extrativistas, batedores e peconheiros realizar-se-á no  Sítio Manoel Domingos, na Vila Monsarás, no Km 9 da rodovia PA-154, no próximo 19 de agosto. O primeiro encontro deste mês deu-se no último dia 7, quinta-feira. 

Algumas das pautas urgentes intermediadas pelo Grupo de Trabalho (GT) do qual fazem parte Emater e parceiros como Universidade do Estado do Pará (Universidade do Estado do Pará ) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Saab) são negociação justa entre produtores e peconheiros contratados por diária ou temporada e tratamento sanitário do caroço e da polpa. 

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Salvaterra, o engenheiro agrônomo Orlando Lameira, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, o município ainda não se destaca como produtor de açaí na região muito por conta da dispersão dos atores sociais e da despadronização das etapas da cadeia produtiva: “Nosso intuito é ordenar, estruturar, sistematizar a cadeia produtiva, com foco na qualidade do produto in natura e beneficiado e com o resultado de abastecer primeiramente o mercado local e quem sabe os municípios vizinhos?”, afirma.

 Além de visitas técnicas e de emissão de cadastros ambientais rurais (cars) e de cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs), o Gestor aponta o incentivo às cooperativas como uma das atuações incisivas da Emater: “No sentido de garantir qualidade na entrega ao consumidor final e no contexto de pesquisa científica básica e aplicada, também estamos, junto com a Uepa, realizando análises microbiológicas do fruto beneficiado nas batedeiras e, junto com Embrapa [Empresa Brasileira  de Pesquisa Agropecuária], promovendo capacitações de boas práticas”, diz. 

Mobilização 

No Sítio Manoel Domingos, sede das reuniões, Emater, Embrapa e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão instalando um Centro Manejaí, como iniciativa associada dos projetos Sustenta e Inova/ Bem Diverso. Com previsão de inauguração em setembro, o espaço servirá sobretudo para concentrar diálogos. 

A propriedade-referência pertence ao casal Camila, de 36 anos, e Ronildo Pacheco, de 43 anos. Só de açaí de terra firme, são mais de mil pés. A família mantém, ainda, açaizal nativo, da várzea de um braço do rio Condeixa.  

“A Emater tem colaborado conosco de jeito sólido, porque o envolvimento deles é desde a mobilização até o acompanhamento com manejo e tudo, passando pela orientação para administração do empreendimento e facilitação para que nós, produtores, entremos em consenso com os peconheiros, sobre precificação de serviços”, relata Camila. 

Grupo de Trabalho

O GT da cadeia produtiva do açaí em Salvaterra é representado por Emater, Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Cooperativa Agropecuária e Pesca Artesanal de Monsarás (Coopapam), Cooperativa Açaí Marajoara (Coopam), Embrapa, Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Saab, Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e Uepa.

Escrito por: Embrapa

Anterior

Rede Asbraer se destaca como o alicerce que atua junto aos Povos Indígenas

Próximo

Produtores aprendem a fazer iscas para captura de abelhas sem ferrão em oficina da Emater-DF

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}