Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaPequenos e Médios
07/08/2025
Asbraer

Realizado pela Emater-MG, Concurso regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra acontece dia 8/8

0
0

Os cinco melhores classificados representarão a região da Canastra no 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais​

07/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/MG

Foto – Reprodução Emater-MG

BELO HORIZONTE (6/8/2025) – O município de Bambuí recebe na próxima sexta-feira (8/8) o 21º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Canastra. O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e prefeitura de Bambuí.

A competição inicia às 10h30, no IFMG, com a recepção e almoço aos participantes e, em seguida, será realizado o julgamento. Os vencedores serão conhecidos a partir das 18 horas.

“A inscrição deve ser realizada no escritório local da Emater-MG até o dia 7 de agosto. A estimativa é que cerca de 35 produtores de queijos da região que foram classificados entre os cinco primeiros colocados nos concursos municipais participarão também desta competição”, explica o professor do IFMG, Jonas Guimarães e Silva.

Segundo o membro da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural em Queijos Artesanais da Emater-MG, Fábio Willians Barbosa, os queijos encaminhados ao concurso deverão ter no mínimo 14 e no máximo 30 dias de maturação e serão divididos em duas categorias: casca lisa ou lavada e casca florida natural.

As características que serão avaliadas pela comissão julgadora são apresentação externa, cor, apresentação interna, consistência, odor, aroma e sabor

Os cinco melhores classificados representarão a região da Canastra no 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais na categoria “Queijo Minas Artesanal” em Itanhandu, que acontecerá no dia 4 de setembro.

A coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater-MG, Andreia Faria Moraes, destaca a importância dos dois concursos para a região.

“Servem para divulgar e valorizar os Queijos Minas Artesanais, destacando ainda o trabalho dos produtores e de seus familiares na produção e preservação do modo de fazer dessa iguaria, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco”.

Microrregião Canastra

​Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, Córrego Danta, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita fazem parte dos municípios produtores de Queijo Minas Artesanal da região da Canastra

​A iguaria produzida na microrregião apresenta características físicas e sensoriais inconfundíveis, determinadas por um conjunto de fatores relacionados ao clima, topografia e altitude. Esses atributos proporcionam um queijo de sabor levemente ácido, aparência interna homogênea, que varia de semidura a macia e cor creme-claro.

​O Sicoob-Credibam, associações de produtores rurais e prefeituras da região apoiam a competição em Bambuí.

​Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Jornalista responsável: Gisele Flor
E-mail: [email protected]
Contato: 31 3349-8240
www.emater.mg.gov.br
Fotos: Emater-MG/Divulgação

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

EMATER-RIO participa da primeira Exposição Agrícola de Piraí

Próximo

Mulheres do Café: agricultoras de Alegre participam de curso de poda do conilon coordenado pelo Incaper

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}