Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
HortifrutiPequenos e Médios
06/08/2025
Barbara

Incaper apresenta livro ‘Cadeia Produtiva da Uva no Espírito Santo’

0
0

Material faz parte da coleção Fruticultura Capixaba

​

06/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Incaper

Foto – Reprodução Incaper

​O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresenta o livro ‘Cadeia Produtiva da Uva no Espírito Santo’. O novo volume, lançado pela editora do instituto, entra para a coleção ‘Fruticultura Capixaba’.


A atuação do instituto nesta cadeia produtiva, a conjuntura da produção e comercialização e avaliação das agroindústrias, são alguns temas presentes nos sete capítulos da publicação.

O setor de fruticultura está entre os principais geradores de renda, emprego e de desenvolvimento rural do agronegócio nacional.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, em 2023, os empregos nas atividades de fruticultura no Brasil representaram 24% dos empregos formais na agropecuária (Brasil, 2024).

Material pode ser baixado gratuitamente no site da Bilbioteca Rui Tendinha. [Crédito: Daniel Borges/Incaper]


Dados

Segundo os autores da pesquisa, no estudo da cadeia produtiva da fruticultura, no qual estão inseridos os resultados apresentados para a cultura da uva, o número total de empregos informados nas 1.265 propriedades produtoras de frutas entrevistadas foi de 5.553, o que representa uma média de 4,4 empregos por propriedade entrevistada. Estes empregos estão relativamente bem distribuídos por todo o estado. No conjunto das 13 frutas pesquisadas, o número total de estabelecimentos produtores é de 9.184, considerando a média de 4,4 empregos, teríamos um montante de 40.315 empregos na produção desse conjunto de frutas.


O número total de empregos informados pelas 64 empresas entrevistadas foi de 1.784, o que representa uma média de 27,9 empregos por empresa que atua na cadeia da fruticultura. Estes empregos nas agroindústrias que processam frutas estão distribuídos em 31 municípios e concentrados principalmente nos municípios de Linhares, Pinheiros, Sooretama e São Mateus.


“Estes dados evidenciam que a fruticultura apresenta grande função social por absorver quantidade significativa de mão de obra e importância econômica pela alta capacidade de geração de emprego e renda durante todo o ano, constituindo-se numa importante fonte de agregação de valor e de divisas para o Estado”, destaca a pesquisadora e uma das autoras, Edileuza Aparecida Vital Galeano”


Nas 14 agroindústrias entrevistadas, o total de empregos informado foi de 118, o que representa uma média de 10,7 empregos por agroindústria entrevistada. O volume de processamento da uva no estado do Espírito Santo, considerando todo o universo de agroindústrias, representou apenas 26,16% da produção. As formas de utilização da uva nas agroindústrias do estado são para a produção de vinhos, polpas para sucos, sucos prontos, espumantes e geleias, sendo o vinho o principal produto.


Baixe o livro ‘Cadeia Produtiva da Uva no Espírito Santo’ aqui:


Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
[email protected]

Escrito por: Barbara

Anterior

Emater-GO: Prorrogado o prazo de inscrições do PAA Quilombola

Próximo

Epagri: Manejo das abelhas no inverno: alimentação artificial garante sobrevivência das colmeias e boa produção na primavera

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}