Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
InsumosPequenos e Médios
06/08/2025
Asbraer

Emater-GO: Prorrogado o prazo de inscrições do PAA Quilombola

0
0

​Agricultores familiares quilombolas podem enviar propostas até 10 de agosto na Plataforma PAA no site da Seapa​

06/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/GO

Foto – Reprodução Emater-GO

​

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater Goiás, prorrogou por 10 dias corridos o prazo de inscrições do Programa de Aquisição de Alimentos voltado a agricultores e agricultoras familiares quilombolas (PAA Quilombola). A nova data limite para envio das propostas é 10 de agosto de 2025.

O PAA Quilombola integra as ações do Goiás Social e fortalece a agricultura familiar nas comunidades remanescentes de quilombos. Nesta edição, serão investidos R$ 2 milhões provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

A grande novidade da edição 2025 é a ampliação dos produtos que podem ser comercializados pelos agricultores familiares. Além dos alimentos já tradicionais, o programa passa a aceitar leite, queijo muçarela, pitaya, filé de tilápia e itens de extrativismo vegetal, como baru, macaúba e mangaba, reconhecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A inclusão desses novos itens amplia as oportunidades de renda para as famílias quilombolas, reforça a segurança alimentar nas regiões atendidas e valoriza produtos com forte apelo cultural, nutricional e econômico.

“Ampliar a lista de produtos é uma forma de fortalecer ainda mais a autonomia das comunidades quilombolas, valorizando o que produzem e gerando renda dentro dos próprios territórios. Nosso objetivo é garantir que os agricultores tenham cada vez mais oportunidades e autonomia”, afirma o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Goiás conta com 82 comunidades quilombolas em 49 municípios, muitas já inseridas em ações de fomento à agricultura familiar.

Por meio do programa, cada agricultor poderá comercializar até R$ 15 mil em alimentos, adquiridos na modalidade Compra com Doação Simultânea. Os produtos são entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), responsáveis por repassar os alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade.

Prazo de inscrição vai até 10 de agosto


Os agricultores familiares interessados têm até o dia 10 de agosto para enviar suas propostas por meio da Plataforma PAA Goiás, no site oficial da Seapa.

No edital é possível consultar todas as informações, conferir os critérios de participação, a tabela de preços por item e baixar todos os formulários necessários. Para mais informações, os produtores podem contar com o suporte técnico das unidades locais da Emater Goiás em todo o estado.

–

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás [email protected]
 | +55 (62) 98152-2322
http://goias.gov.br/emater/
@ematergoias

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital Conab- AVISO DE LEILÃO DE COMPRA DE MILHO EM GRÃOS No 61/2025

Próximo

Incaper apresenta livro ‘Cadeia Produtiva da Uva no Espírito Santo’

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}