Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaInsumosPequenos e Médios
05/08/2025
Asbraer

Produção cresce e família evolui com o apoio da Epagri na Serra de SC

0
0

E se é nos pequenos frascos que podem estar os melhores perfumes, é também nas pequenas propriedades rurais que nascem grandes cases de sucesso no campo.​

05/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

Algumas histórias de vida inspiram por tudo o que as envolve, e a superação é um sentimento comum a todas. É a virtude de não desistir, aliada ao altruísmo de bons parceiros, que faz um vencedor. E se é nos pequenos frascos que podem estar os melhores perfumes, é também nas pequenas propriedades rurais que nascem grandes cases de sucesso no campo.

Hamilton Soares dos Santos é um típico exemplo da infalível fórmula que soma força de vontade e empatia. Residente no interior de Otacílio Costa, município de 18 mil habitantes e distante 50 quilômetros de Lages, na Serra Catarinense, ele comemora os resultados de uma saga que começou difícil, mas que tem se tornado uma jornada cada vez mais mais exitosa e feliz.

Há apenas seis anos, em 2019, Hamilton iniciou o cultivo de alface. A atividade começou de maneira bem rústica, com as plantas dentro de pneus velhos, molhadas com regador e, como Hamilton faz questão de lembrar, “com os joelhos na terra”. A produção era de apenas 200 pés, quantidade insuficiente para gerar o lucro que Hamilton desejava para dar conforto e segurança à família.

Até que Hamilton foi apresentado a uma certa Epagri. E foi aí que uma nova história de parceria e sucesso começou a ser escrita. A equipe do escritório municipal, formada pelos extensionistas rurais Murilo Pereira da Silva Nunes e Marcelino Campagnaro e pela auxiliar administrativa Alessandra Steffen do Amaral Westphal, acolheu Hamilton, entendeu sua realidade, estudou as demandas e encontrou soluções.

Num primeiro momento, o desafio foi convencer Hamilton a investir. Muito cauteloso com as finanças, ele precisava compreender e aceitar esta necessidade. Etapa superada, ele teve acesso às mais diversas ações oferecidas pela Epagri, especialmente programas de crédito e subsídios de juros.

Paralelamente aos incentivos, os extensionistas rurais de Otacílio Costa minaram Hamilton com orientações técnicas sobre insumos, preparo do solo, manejo das plantas e várias outras informações importantes ao cultivo da alface. Com o passar do tempo, Hamilton aprendeu, investiu e ampliou. A família abraçou a causa, o mercado conheceu e reconheceu Hamilton, o produto se valorizou e o amador virou profissional.

Investimentos que proporcionam retorno

​

Assim, de 200 pés de alface há seis anos, hoje Hamilton produz até 8 mil unidades, e esta capacidade pode ficar ainda maior. Além da alface, ele produz também outras hortaliças, como couve, repolho, cebolinha, salsinha, brócolis, tomate e pimentão. 

Hamilton comprou equipamentos, um trator e um bom carro, construiu quatro estufas de 300 metros quadrados cada para proteger as plantas de intempéries e trabalhar com mais conforto, acomodou toda a família em uma confortável casa e fechou negócio com uma das maiores cooperativas do Estado para vender a produção. Tudo isso em uma pequena propriedade de apenas 2,5 hectares, o equivalente a quatro campos de futebol.

Com apoio da equipe da Epagri, família passou a produzir até 8 mil pés de alface

“A minha produção não era desenvolvida, como é agora. Hoje eu tenho quantidades grandes. Já melhorou muito, para mim e com certeza para outros produtores também, pois a Epagri ensina bastante e incentiva o pessoal a melhorar o modo de viver para poder ter um retorno maior”, diz Hamilton.

“Esta é a nossa função como instituição pública. A Epagri possibilita ao produtor o acesso a estas ferramentas através de políticas públicas, de acesso a crédito e informações sobre tecnologias disponíveis, proporcionando as condições de obter melhorias em produção, em produtividade e na obtenção de renda, que é o que vai trazer a motivação para o produtor continuar na atividade”, conclui Marcelino Campagnaro, um dos extensionistas rurais da Epagri em Otacílio Costa, que assiste Hamilton desde o início das atividades e é um dos responsáveis pelo sucesso do negócio.

Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agricultora de Araranguá amplia mercado de farinha de mandioca após Rodada de Negócios da Epagri, na AgroPonte

Próximo

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Vicente Dutra/RS

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}