Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoPequenos e Médios
05/08/2025
Asbraer

Atuação da Emater-PA destaca produção de cacau em Capitão-Poço

0
0

Há dez anos atividade foi introduzida no município pelos especialistas do Órgão​

05/08/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Alternativa sustentável de reflorestamento de áreas degradadas, o cacau produzido em Capitão-Poço, no Rio Capim, tem virado chocolate no restante do Brasil e até em outros países. A comercialização da amêndoa é uma das etapas da cadeia produtiva fortalecida pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município.

A estimativa dos especialistas de campo do Governo do Pará é que só este ano 50 famílias vendam 60 toneladas, com lucro de até 100%. A principal base para exportação nacional e internacional é o pólo Castanhal, na Região Metropolitana.

Raimundo Aguiar, de 79 anos, da Fazenda Decolores, na comunidade Barro Vermelho, é uma das referências de atendimento da Emater. Na propriedade, são 75 hectares de cacau consorciado com açaí e laranja. A atividade foi iniciada há nove anos, pelo incentivo da Emater: “Eu devo tudo à Emater no sentido do cacau porque só comecei a plantar cacau quando a Emater chegou com a ideia, com o assessoramento e com a oportunidade”, relata. 

Cadeia Produtiva

Em Capitão-Poço, a Emater atende regularmente 143 produtores de cacau. 

Em março, a Emater, em apoio à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), coletou dados in loco na zona rural para a composição do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) da cadeia produtiva do cacau no município. O documento “Levantamento das Potencialidades do Município de Capitão-Poço (PA) para o Cultivo do Cacaueiro em Sistemas Agroflorestais” já está servindo para nortear a aplicação de políticas públicas específicas, como acesso direto a recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). 

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Capitão-Poço, o veterinário Raimundo Nunes, especialista em Pastagem e Produção Animal no Trópico Úmido, o fato de o cacau ser uma commodity agrícola aumenta as possibilidades de negociação: “Os preços podem ser muito bons, o que estimula a introdução, a permanência e a expansão da atividade, por isso a Emater está à frente da cadeia produtiva no município, faz cerca de uma década. Podemos dizer que foram nossas equipes que trouxeram o cacau para Capitão-Poço, desde 2016, e desde então o produto só tem despontado”, situa o profissional, com passagem pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) como professor.

De 2016 a 2024, Emater e Ceplac distribuíram 89 sementes de cacau para os agricultores de Capitão-Poço. Um Simpósio municipal, em julho de 2024, consagrou os dados. O Simpósio 2025 encontra-se em fase de articulação. 

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Brasil investe em pesquisa com planta da tequila para produção de etanol

Próximo

Emater Goiás abre inscrições para o Prêmio Goiás Agro

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}