Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
HortifrutiPequenos e MédiosTecnologia
04/08/2025
Asbraer

Emater-Df: Produtores rurais aprendem técnicas para fabricação de geleias de frutas e de hortaliças

0
0

Curso da Emater-DF ensina preparo de doces com frutas e hortaliças e mostra como transformar conhecimento técnico em valor agregado e oportunidade de negócio

04/08/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/DF

Reprodução – Emater/DF

​

Com o objetivo de profissionalizar o preparo de doces caseiros e ampliar as possibilidades de renda para produtores do Distrito Federal, a Emater-DF realizou, nesta quarta-feira (30), o curso “Fabricação de Doces: Geleias de Frutas e Hortaliças”, no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da empresa. A atividade reuniu mais de 20 produtores rurais — a maioria mulheres — interessados em aprimorar suas práticas e transformar o que é produzido no campo em produtos de valor agregado, com qualidade e segurança.

Durante o curso, os participantes produziram 12 formulações diferentes de geleias, com receitas que mesclam sabores regionais com toques diferenciados, como morango com vinho, maracujá com manga, pimenta e cachaça, e graviola com hortelã. “A ideia é sair do comum e mostrar que é possível inovar sem perder a essência artesanal”, explicou Paulo Alvares, técnico em agroindústria da Emater-DF e instrutor da oficina.

Segundo ele, mais do que ensinar receitas, o curso promove conhecimento técnico. “A proposta não é só misturar os ingredientes, mas compreender a tecnologia de processamento: por que usar açúcar, pectina, qual o ponto certo, a temperatura ideal. Queremos formar profissionais do doce, e não apenas pessoas que seguem receitas da internet”, ressaltou.

Além de saborosas, as geleias produzidas durante o curso seguiram rigorosos critérios de qualidade. “Trabalhamos com produtos naturais, sem conservantes, voltados à comercialização com padrão industrial, mas mantendo a identidade artesanal e rural. Isso fortalece a agricultura familiar e abre portas no mercado”, completou Paulo.

Vontade de aprender e empreender

Para a servidora pública Sandra Midori Sato, de 51 anos, que se mudou recentemente para a zona rural de Brazlândia, o curso foi uma oportunidade de ouro. “Estou amando essa nova fase e quero aproveitar tudo o que a Emater oferece. Mesmo sem trabalhar com isso ainda, quero aprender para, no futuro, agregar valor ao que for produzido na minha chácara”, disse. “Esse curso é maravilhoso. As técnicas, as dicas e a interação com os instrutores e colegas enriquecem muito o aprendizado.”

Já a produtora Elenice Pimenta, 69 anos, moradora da região do Rodeador, em Brazlândia, participa com um objetivo claro: corrigir erros e se preparar para empreender. “Já faço geleias para a família, mas sabia que estava faltando técnica. Agora, com o que aprendi aqui, sei que não vou errar mais. A de graviola ficou uma delícia! Estou me preparando para, no futuro, quem sabe, começar a vender”, contou animada.

O curso integra a estratégia da Emater-DF de incentivar a agroindustrialização no campo, oferecendo capacitações práticas que ampliam o conhecimento técnico e fomentam o empreendedorismo. “O que queremos é ajudar o produtor a mudar de chave: sair da produção apenas para consumo e entender que ele pode empreender, gerar renda e crescer com qualidade”, afirmou Paulo Alvares.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com assistência da Emater-RO produtores ultrapassam 73 litros de leite por vaca / dia

Próximo

Educação Ambiental: projeto da Emater-PA leva temas da COP-30 para salas de aula da rede pública

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}