Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
NaturezaPequenos e Médios
31/07/2025
Asbraer

Planta parasita rara encontrada em Maria da Fé é depositada no Herbário PAMG da EPAMIG

0
0

Exemplares da espécie Helosis brasilienses Schott & Endl foram localizados na Fazenda Santa Helena, produtora do Azeite Monasto

31/07/2025 | Assessoria de comunicação – Empamig

Reprodução -Epamig

​

(Maria da Fé – 30/7/2025) Amostras de uma espécie de planta, endêmica das florestas brasileiras, foram incorporadas ao acervo do Herbário PAMG da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Trata-se de uma erva carnosa, aclorofilada e holoparasita, que foi identificada comoHelosis brasiliensis Schott & Endl., da família Balanophoraceae.

A planta foi encontrada nas trilhas turísticas da Fazenda Santa Helena, produtora do Azeite Monasto, em Maria da Fé, no mês de junho. Após a descoberta, a olivicultora Rosana Chiavassa procurou a equipe do Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé para ajudar na identificação.

“Após observação das imagens fornecidas, constatamos que se tratava de uma planta parasita rara nativa das florestas brasileiras”, conta a botânica e pesquisadora da EPAMIG Carolina Ruiz Zambon, responsável pela identificação da amostra.

“Exemplares como esse são, extremamente, difíceis de serem encontrados pois apresentam estruturas vegetativas parcialmente ou totalmente subterrâneas. A visualização só se dá quando a planta emite inflorescências”, acrescenta.

Identificação e registro de ocorrência

Exsicatas foram depositadas no Herbário PAMG EPAMIG – Foto Andreia Fonseca

As amostras foram encaminhadas para o Herbário PAMG da EPAMIG, onde foram herborizadas e montadas exsicatas (amostra de planta prensada e seca, fixada em um papel, com informações sobre a planta, local de coleta e coletor), que confirmaram a identificação.

A pesquisadora e curadora do Herbário, Andréia Fonseca destaca que: “AH. brasiliensisé uma espécie rara, restrita à Bahia e aos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Portanto, o material testemunho depositado é um importante registro de ocorrência”.

A pesquisadora Carolina Zambon exalta a colaboração da olivicultora Rosana Chiavassa. “Iniciativas como essa da Fazenda Santa Helena são muito importantes para a identificação da ocorrência de novas espécies, que ainda não foram constatadas em uma determinada região. Isso contribui, enormemente, com o conhecimento científico, a conscientização e a preservação ambiental”.

Planta parasita rara é nativa das florestas brasileiras – Foto Carolina Zambon EPAMIG

“A planta foi encontrada por um turista que fazia a trilha com o meu filho. Ele viu e perguntou o que era. Percebemos que era rara, daí nossa chamada para a EPAMIG, com o intuito de preservar e estudar”, relembra Rosana.

Herbário PAMG

O Herbário PAMG tem hoje 59.784 exsicatas de plantas coletadas, principalmente, em Minas Gerais. Desde de 2020, a coleção passa por informatização, e atualmente, dados de 11 mil exsicatas podem ser conferidos na rede SpeciesLink (https://specieslink.net/).

A pesquisadora Andréia Fonseca pontua sobre a importância dos herbários para os estudos de conservação das espécies. “Os herbários fornecem dados fundamentais para a tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias de proteção adequadas”.

“Já as exsicatas desempenham um papel fundamental no registro histórico das espécies vegetais. Fornecem evidências de ocorrência ao longo do tempo, que permitem avaliações retrospectivas sobre o status de conservação das espécies e a detecção de possíveis declínios populacionais”, finaliza.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-MG encerra segunda etapa da entrega de agrosilício a agricultores de Minas Gerais

Próximo

Ater Pública sergipanas apresentam suas boas práticas na 40ª AGE da Asbraer

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}