Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
10/07/2025
Asbraer

Emater-PA cria postos especiais para atendimentos em comunidades rurais

0
0

Projeto piloto foi lançado neste final de semana para ampliar assistência técnica a agricultores e produtores de comunidades de regiões mais afastadas  ​

10/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA – Por Aline Miranda

Foto – Reprodução Emater-PA

​

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater-Pará), lançou, neste final de semana, um projeto piloto de postos de atendimentos na zona rural, em especial nas comunidades distantes de sedes da Emater, para facilitar os atendimento aos agricultores e produtores rurais em todo o território estadual.

O primeiro local a ser beneficiado foi a Comunidade Novo Paraíso, na cidade de Placas, oeste do Pará. A região fica às margens da BR-163 e o posto da Emater vai integrar produtores rurais de, ao menos, três municípios das imediações. 

A iniciativa foi comemorada pelo produtor Francisco Claudemir, agricultor da Comunidade Nova Esperança, que fica nas proximidades de Novo Paraíso. “Eu crio vacas, tiro leite, trato arroz, feijão, um pouco de tudo e agora com a nova sede perto da minha casa vai ficar muito muito bom, porque vamos buscar nosso cadastro e ter acesso ao crédito rural, aos benefícios que a Emater abre as portas para nós produtores”, afirmou.

No ato da solenidade de entrega do novo local, diversas autoridades da região e famílias de agricultores participaram e celebraram a aproximação do acompanhamento técnico da empresa pública. Um veículo da empresa também foi entregue, para atender as demandas do novo posto. E como propósito institucional, por meio da Emater, os produtores podem ter acesso mais facilitado aos extensionistas rurais, para ter apoio nas suas produções rurais e no fomento da economia da região. 

Produtividade e presença na ponta – Para o presidente da Emater, Joniel Abreu, é um compromisso do Governo do Pará ir até a ponta para entender, planejar e criar mais ações de políticas públicas para o pequeno produtor e ajudá-lo a produzir mais e melhor, com recursos  técnicos e especializados, para fortalecer a economia.

“Nós percebemos que algumas regiões ficavam distantes de algumas sedes regionais da Emater. Ouvimos as demandas e nos reunimos com os supervisores, para entender e criar uma estratégia nesta região. Foi com essa finalidade que criamos este posto de atendimento da Emater, para buscar essa aproximação e garantir que essas famílias possam ser atendidas com a nossa assistência técnica e que tenham acesso às políticas públicas que nós oferecemos. Essa iniciativa é uma ordem do nosso governador Helder Barbalho, que devemos ir até a ponta, sair do gabinete e ir estar em campo, para projetar, pensar e criar as políticas públicas, atendendo todas as especificidades de cada região”, destacou Joniel Abreu.

O coordenador responsável pelo novo posto, Ederlan Corrêa, destacou o trabalho. “A equipe estará disponível para iniciar as nossas atividades para fortalecer os produtores rurais aqui desta região e levar os benefícios que eles merecem”, disse.

Comunidades Indígenas – Durante o final de semana, o presidente da Emater, Joniel Abreu, informou que serão criados mais postos de atendimento da Emater. Desta vez, em Altamira, na região de assentamento conhecida como Grande Assurini.

“Nós fomos em Altamira e atravessamos o Rio Xingu para ver de perto o trabalho dos indígenas e o como os nossos extensionistas atuam com eles. Após, diálogos com as lideranças da região, de imediato, decidimos anunciar a criação de dois postos de atendimento dentro do assentamento, para atender de forma mais eficaz e que possamos beneficiar os agricultores”, reforçou.

Para a liderança indígena, Jordy Xipaia, a iniciativa vai facilitar bastante o acesso para fomentar a cadeia produtiva do cacau e da pecuária na região. “Nós já somos atendidos pela Emater e a chegada desses dois postos aqui na nossa terra vai ajudar bastante no auxílio e nas orientações técnicas, de forma mais próxima e produtiva, levando benefícios para as nossas famílias”, concluiu.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam: Em Manaquiri, agricultores recebem capacitação em “Boas Práticas na Fabricação de Derivados da Mandioca”

Próximo

Ematerce: Entrega de tratores e celulares para fortalecer a agricultura familiar no Ceará

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}