Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
08/07/2025
Asbraer

Pesquisa com homeopatia realizada na Epagri conquista prêmio na Europa

0
0

A conquista ocorreu na 6ª Conferência Internacional de Pesquisa em Homeopatia, realizada no fim de junho, na cidade de Tessalônica, na Grécia​

08/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​Uma pesquisa desenvolvida nos laboratórios de Homeopatia e Saúde Vegetal e Biotecnologia da Estação Experimental da Epagri em Lages, na Serra Catarinense, obteve o primeiro lugar em um importante prêmio disputado na Europa. A conquista ocorreu na 6ª Conferência Internacional de Pesquisa em Homeopatia, realizada no fim de junho, na cidade de Tessalônica, na Grécia. 

​

O trabalho intitulado “Explorando novos estimuladores de defesa de plantas para reduzir o míldio em videiras no Brasil” ficou em primeiro lugar contra outros 28 realizados por cientistas de várias partes do mundo. O estudo campeão foi apresentado pela pesquisadora britânica Charlotte Southall, que há mais de 20 anos atua com homeopatia humana, inclusive aplicada em crianças com transtorno do espectro autista. 

Durante um ano, entre maio de 2024 e maio de 2025, Charlotte morou em Lages e desenvolveu o estudo com profissionais e a estrutura física da Epagri. Na ocasião, ela havia sido contemplada com uma bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) por meio de um projeto de cotutela entre a Universidade de Coventry, renomada instituição de ensino superior da Inglaterra com foco em ciência, tecnologia e medicina; e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Em Lages, Charlotte conduziu dois tipos de estudos: a resistência de videiras, por meio da homeopatia, ao míldio, fungo altamente patogênico e destrutivo às plantas; e a possibilidade, também pela homeopatia, de neutralizar resíduos tóxicos para que animais consigam viver em solos contaminados com metais pesados, especialmente o cobre.

Resultados indicam aumento de proteção de planta

A equipe da Epagri em Lages avaliou o efeito de diferentes preparações homeopáticas e biodinâmicas na resistência de videiras ao míldio, medindo os níveis de proteína e algumas enzimas protetoras nas folhas da videira antes e depois do tratamento.

Charlotte Southall foi premiada na 6ª Conferência Internacional de Pesquisa em Homeopatia, realizada em junho, na Grécia (Foto: arquivo pessoal)

Inicialmente, 12 preparações homeopáticas e biodinâmicas foram avaliadas quanto à eficácia no aumento dos níveis de proteína foliar de videiras Isabel. As melhores foram usadas em um experimento em maior escala, usando 80 videiras Pinot Noir e 80 Chardonnay. 

As folhas foram coletadas em quatro épocas de colheita e, em seguida, os extratos foram feitos e as concentrações de proteína e enzimas protetoras foram medidas por espectrometria. Os primeiros resultados indicam que algumas preparações homeopáticas e biodinâmicas provocam um aumento nos níveis de proteína e algumas enzimas protetoras, indicando possível aumento da proteção da planta contra o míldio.

“É importante encontrar uma estratégia alternativa para o controle do míldio, que pode devastar uma safra de uvas. Isso é particularmente importante para a viticultura orgânica”, concluiu o estudo.

Texto: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com apoio da Emater Goiás, produtor de Formosa se torna referência no cultivo de frutas cítricas

Próximo

Chega ao mercado a cultivar de trigo IPR Batovi, do IDR-Paraná

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}