Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
MercadoPequenos e Médios
03/07/2025
Asbraer

Emater-MG: Futuro no Campo capacita centenas de jovens em Minas e fortalece a sucessão no meio rural

0
0

Programa desenvolvido pela Emater-MG orienta jovens na cafeicultura, bovinocultura de leite, olericultura, apicultura, fruticultura e avicultura de postura

03/07/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/MG

Foto – Reprodução Emater-MG

​

BELO HORIZONTE (3/7/2025) – “Meu objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos meus pais. Não tive dúvidas de que queria a cafeicultura quando fiz minha inscrição.” A declaração da jovem Luara Salles, de 17 anos, do município de São Pedro da União, no Sul de Minas, representa o espírito do programa Futuro no Campo, que está capacitando 506 jovens em Minas Gerais para atuarem com mais autonomia, técnica e visão empreendedora nas atividades rurais.

Lançado em novembro de 2024 pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o programa recebeu mais de 1.400 inscrições e selecionou jovens entre 16 e 29 anos, filhos de agricultores, com potencial para liderar transformações nas propriedades rurais de suas famílias. A proposta é ambiciosa: oferecer capacitação técnica (virtual e presencial), acompanhamento por, no mínimo, 12 meses e fomento à produção rural, ampliando oportunidades de geração de renda, inovação e sucessão familiar no meio rural.

Capacitação com prática

A primeira fase do programa começou em fevereiro deste ano, com visitas de extensionistas da Emater-MG às propriedades para realização de diagnósticos. O objetivo foi levantar informações sobre a situação da produção e acompanhar a evolução de cada projeto ao longo do ano.

Em abril, os jovens iniciaram as capacitações on-line com carga horária de quatro horas, nas temáticas dos projetos para os quais foram selecionados. As aulas foram gravadas com especialistas da empresa, de diversas áreas, e disponibilizadas em uma plataforma digital, de fácil acesso.

Atualmente, a maioria dos selecionados está participando do aprendizado prático presencial. Nesta fase, eles recebem a visita dos técnicos da Emater-MG para aplicação na propriedade das técnicas orientadas nas aulas on-line. São 16 horas de treinamento presencial.

Ainda em 2025, haverá novas capacitações on-line. Desta vez, os conteúdos serão sobre agroecologia, meio ambiente, gestão da atividade, comercialização e inclusão digital, fortalecendo competências essenciais para empreender no meio rural.

Após a conclusão das etapas de capacitações, os participantes terão acesso ao fomento, como insumos, equipamentos, sementes ou ferramentas —, além de acompanhamento técnico por um ano, garantindo suporte contínuo para o desenvolvimento das atividades.

A coordenadora estadual do programa, Luziane Dias de Oliveira, destaca que a capacitação vai muito além da transferência de conhecimentos. “A Emater-MG instituiu o Programa Futuro no Campo para ampliar o protagonismo dos jovens nas atividades desenvolvidas em suas propriedades, fortalecer os indicadores sociais e assegurar uma vida próspera para a juventude do campo e para suas famílias”, afirma.


​

Seleção e projetos

Os participantes foram distribuídos entre diferentes projetos, de acordo com o perfil de produção e as escolhas dos jovens. São eles: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com foco em olericultura, fruticultura, apicultura e avicultura de postura.

De acordo com o edital de Chamada Pública, cada jovem pôde se inscrever em apenas um projeto. Os critérios de seleção incluíram estar estudando, ter curso técnico, fazer parte de família acompanhada pela Emater-MG e estar inscrito no CadÚnico. O processo seletivo abrangeu todo o estado.

Com investimento inicial de R$ 1,9 milhão, proveniente de recursos próprios da empresa, o programa prevê expansão com apoio de parcerias públicas e privadas.

Incentivo aos filhos

Em Frei Gaspar, no Norte de Minas, a jovem Maria Clara Barbosa, de 18 anos, foi uma das selecionadas para o programa Futuro no Campo. Formada como técnica em agropecuária, ela ajuda o pai na lida da propriedade, que produz café, banana, feijão e ovos caipiras.

O projeto escolhido por ela ao se inscrever no Futuro no Campo foi a avicultura de postura. A ideia é aumentar a produção de ovos, já que a procura é grande. Além das capacitações, ela irá receber também pintainhas e ração para incrementar a criação.

“Eu não penso jamais em sair daqui. Quando recebi a notícia que fui selecionada, fiquei muito feliz, juntamente com toda a minha família. Isso gerou uma expectativa na gente de crescer com o nosso negócio, onde a gente mora, nosso desenvolvimento melhorar. Foi uma grande oportunidade para nós”, comemora a jovem.

O pai da Maria Clara, o produtor Darlan Tobias, fala com emoção sobre o progresso da filha. “Eu tenho apenas a terceira série do ensino primário. Estudei para chegar ao quarto ano, mas não passei. Por isso que eu incentivo meus filhos a estudar. A gente nunca teve um apoio como agora”.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

EMATER-RIO firma parceria com Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa

Próximo

Incaper atesta eficiência do ‘paper pot’ para mudas de café conilon e recomenda dimensões adequadas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}