Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
CaféInternacional
03/07/2025
Embrapa

Artigo – Europa consome aproximadamente 150 mil sacas de cafés por dia

0
0
 -

Consumo anual de café europeu representa 30,3% da demanda mundial, Ásia & Oceania – 25,8%, América do Norte – 17,4%, América do Sul – 15,8%, África – 7,0%, e Caribe, América Central & México – 3,4%

Um balanço da oferta e da demanda de café, em nível mundial, no período acumulado de doze meses, tendo como base os últimos dados oficiais disponíveis do ano-cafeeiro da Organização Internacional do Café – OIC, denota que a oferta mundial do produto atingiu um volume físico equivalente a 178 milhões de sacas e que, em complemento, a demanda global correspondeu a 177 milhões de sacas de 60kg, gerando assim um pequeno excedente de 1 milhão de sacas, no período citado.

Primeiramente, cumpre esclarecer nesta análise e divulgação que a OIC divide a produção mundial de café em quatro grandes regiões geográficas: África; Caribe, América Central & México; América do Sul e Ásia & Oceania. E, em relação ao consumo global, a Organização define seis regiões geográficas ao acrescentar às quatro regiões produtoras citadas a América do Norte e a Europa. E, ainda, adota o conceito de ano de comercialização, o qual começa em primeiro de outubro de cada ano, ao examinar e avaliar o equilíbrio da oferta e da demanda globais.  

Nesse contexto, caso seja estabelecido um ranking da produção mundial, em ordem decrescente, constata-se que a América do Sul, por ter colhido no período em pauta o volume físico equivalente a 89,3 milhões de sacas de 60kg, as quais equivaleram a uma produção diária correspondente a 245 mil sacas, se destaca na primeira colocação com participação em torno de 50% da oferta mundial. Na sequência, figura a Ásia & Oceania, cuja produção foi de 49,9 milhões de sacas, que equivaleram a 137 mil sacas diárias, e assim representaram 28% da produção mundial.

Na terceira posição desse ranking, destaca-se a África, com a produção equivalente a 20,1 milhões de sacas, que representaram em torno de 55 mil sacas produzidas em média por dia, e corresponderam a 11,3% da safra mundial no período. Por fim, na quarta colocação vem Caribe, América Central & México, região que colheu o equivalente a 18,7 milhões de sacas de 60kg, volume que representa aproximadamente 51 mil sacas produzidas por dia, e ainda 10,7% da colheita global.

Adicionalmente, verifica-se que nesta análise do desempenho da cafeicultura em nível mundial no mesmo período em foco que também vale destacar o ranking das seis grandes regiões consumidoras definidas pela OIC. Assim, em relação ao consumo mundial, constata-se que a Europa, por ter consumido no período o total equivalente a 53,7 milhões de sacas, as quais equivalem a aproximadamente 147 mil sacas por dia, verifica-se que esse consumo representou 30,3% do mundial, e, dessa forma, tal demanda coloca essa região na primeira posição do ranking.

Na segunda colocação, destaca-se a Ásia & Oceania, cujo consumo total registrado foi de 45,7 milhões de sacas, volume físico equivalente a 125 mil sacas por dia, o qual correspondeu a 25,8% da demanda global no mesmo período em destaque. Na sequência, em terceiro lugar, figura a América do Norte, por ter consumido o correspondente a 30,9 milhões de sacas em doze meses, que equivalem a 85 mil sacas por dia, e representaram assim 17,5% da demanda mundial.

Em quarto lugar, vem a América do Sul, a qual teve o consumo calculado em 28 milhões de sacas, volume físico que equivale a uma demanda diária de 77 mil sacas, que representaram em torno de 15,8% do total consumido em nível mundial. Em quinto, figura a África, por ter consumido 12,5 milhões de sacas no mesmo período acumulado de doze meses, as quais equivalem a 34 mil sacas por dia, e representam 7,1% do total mundial. Finalmente.

Na sexta e, no caso, na última colocação desse ranking das regiões consumidoras, vem o Caribe, América Central & México, cuja demanda apurada foi de 6,1 milhões de sacas de 60kg, que são equivalentes a aproximadamente 17 mil sacas consumidas diariamente, e, nesse caso, representaram 3,4% da demanda total em nível mundial nesse período.

Antes de concluir esta análise, convém esclarecer que tal estudo e divulgação teve como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – Maio 2025, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café. E, em complemento, que tanto a produção como o consumo diário citados, apenas como ilustração, foram obtidos dos respectivos dados da OIC e divididos por 365.

Visite o site do Observatório do Café para ler na íntegra o Relatório sobre o mercado de Café – Maio de 2025, da OIC, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/2025/Maio/Relatorio_oic_maio.pdf

Confira a produção e o consumo dos demais países, divulgados pela OIC, no link:

https://www.ico.org/pt/new_historical_p.asp

Conheça todo o acervo de publicações da Embrapa Café e faça download gratuito dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Consócio Pesquisa Café – Conheça os Atos Constitutivos do Consórcio Pesquisa Café e o seu respectivo Regimento Interno:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/atos-constitutivos-e-regimentos

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Thiago Cavaton (MTb 12941/DF)
Embrapa Café

Escrito por: Embrapa

Anterior

Pesquisadora da EPAMIG explica as vantagens da varrição do café

Próximo

Encontros sobre qualidade da fibra mobilizam cadeia do algodão no Mato Grosso

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}