Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
27/06/2025
Asbraer

Alunos do Cedup de Água Doce participam de atividades práticas com extensionistas da Epagri

0
0

Desde fevereiro, a gestão dos Cedups agrotécnicos vem sendo gradualmente transferida da Secretaria de Estado da Educação (SED) para a Epagri​

27/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

Promover a formação integral, articulando conhecimentos práticos e teóricos, é um dos objetivos da formação dos alunos dos Centros de Educação Profissional (Cedups). Por isso, na última semana, os estudantes do segundo ano do curso técnico em Agropecuária, do Cedup Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, em Água Doce, participaram de uma oficina voltada para a poda e o tratamento fitossanitário de inverno. Desde fevereiro, a gestão dos Cedups agrotécnicos vem sendo gradualmente transferida da Secretaria de Estado da Educação (SED) para a Epagri.

A ação, realizada no laboratório de ensino de fruticultura, contou com a participação professora da Unidade Curricular de Fruticultura, Beatriz Lemes da Silva, dos extensionistas da Epagri, Thiago Leite, Pedro Pontes, Flávia Zucco e Jociel da Rosa Surdi, além de produtores rurais, como, Vercedino Gonçalves de Freitas, que cultiva ameixa e goiaba serrana no município.

O encontro foi dividido em duas partes. Inicialmente, os estudantes apresentaram os conceitos teóricos trabalhados na disciplina de Fruticultura. Em seguida, o produtor Vercedino Gonçalves de Freitas e os extensionistas da Epagri conduziram uma demonstração prática no pomar, apresentando as técnicas de poda que são utilizadas na propriedade do agricultor para que os estudantes pudessem replicar.

Para a extensionista social Rita de Cássia do Amaral Muniz, “a ação proporcionou uma rica troca de saberes, integrando teoria e prática, reforçando também a importância da extensão rural e do envolvimento direto com os produtores locais”. O diretor do Cedup de Água Doce, Jociel da Rosa Surdi, avalia que a oficina possui um forte caráter pedagógico, “pois permite que os estudantes vivenciem situações reais de campo, recebendo retorno e auxílio para aprimorar as atividades”, diz.

Este tipo de oficina é fundamental para a formação técnica dos alunos, porque amplia a compreensão dos desafios e das possibilidades do manejo da fruticultura na região, além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no Cedup. 

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Versão revisada e ampliada de livro sobre goiaba é lançada pelo Incaper

Próximo

Gabarito preliminar do concurso da EMPARN é divulgado pelo Idecan

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}