Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Sem categoria
18/06/2025
Asbraer

Novo livro do Incaper aborda crise hídrica vivenciada no Espírito Santo entre 2014 e 2017

0
0

Volume está disponível para baixar na Biblioteca Rui Tendinha​

18/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Incaper

Foto – Reprodução Incaper

​

Nesta terça-feira (17), é considerado o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, com o intuito de conscientizar sobre os efeitos da desertificação e da escassez de água, além de promover ações para combater esses problemas.

Ao encontro do tema, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou, na última semana, olivro “Crise hídrica no Estado do Espírito Santo: o caso de 2014 a 2017”.

A publicação destaca, entre outros pontos, as ocorrências de estiagens prolongadas que chegam a provocar conflitos pelo uso da água em diversos setores. Em 2014, teve início um período marcado por precipitações significativamente abaixo da média, estendendo-se até 2017. Os impactos dessa condição foram severos e perceptíveis tanto nas áreas rurais quanto urbanas, sendo então identificada como a “pior crise hídrica dos últimos 80 anos”.

Diante da necessidade de disponibilizar as informações e os conhecimentos gerados pelas pesquisas, o livro é produzido e resulta da união de esforços de instituições públicas estaduais com atuação no campo e de instituições de ensino.

De acordo com a publicação, sua concepção envolveu uma abordagem multidisciplinar, com a coleta e análise de dados climatológicos históricos, a aplicação de técnicas estatísticas avançadas e a integração de informações geoespaciais. Além de consulta a banco de dados, foram realizadas pesquisas de campo, entrevistando produtores rurais, para se obter a percepção desses indivíduos sobre os impactos sofridos diretamente dentro das propriedades rurais.

Dia Mundial de Combate à Seca

A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD) apresenta indicativos que, no Brasil, as áreas susceptíveis à desertificação compreendem 1.340.863 quilômetros quadrados, incluindo 1.488 municípios, localizados em dez estados da região semiárida do Nordeste brasileiro, municípios no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde o grau de conhecimento destes processos degradativos e sua extensão são ainda deficitários e necessitam de constantes atualizações.

A desertificação é um processo de degradação ambiental que transforma áreas férteis em desertos, enquanto a seca é a falta de água, podendo causar impactos significativos em diversas regiões. Ambos os fenômenos podem ser agravados por atividades humanas, como desmatamento, práticas agrícolas inadequadas e uso excessivo de recursos naturais

Baixe aqui: “Crise hídrica no Estado do Espírito Santo: o caso de 2014 a 2017”.

Evento de lançamento do livro, no último dia onze, no auditório do Crea-ES

Evento de lançamento do livro, no último dia onze, no auditório do Crea-ES
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges


(27) 98849-3139
[email protected]

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-GO: Agro é Social fortalece agricultura familiar com entrega de benefícios em Morrinhos

Próximo

Trigo MGS3 Brilhante é tema de estudos complementares da EPAMIG

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}