Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
CaféPequenos e Médios
18/06/2025
Asbraer

Em São Sebastião do Uatumã, agricultora familiar assistida pelo Idam inicia primeira colheita de café

0
0

Em São Sebastião do Uatumã, agricultora familiar assistida pelo Idam inicia primeira colheita de café

18/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Idam

Foto – Reprodução Idam

​

Em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início à colheita de café robustas amazônicos na segunda propriedade integrante do Projeto Prioritário (PP) do Café, uma iniciativa do órgão. Até o fim da atividade, prevista para ocorrer até agosto, deve ser colhida, pelo menos, uma tonelada da semente, o que corresponde a 10 sacas.

No primeiro dia de colheita, que aconteceu na sexta-feira (13/06), foram contabilizadas duas sacas de café, o que corresponde a 100 quilos, segundo a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes. “O Idam tem acompanhado a agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro desde o início da empreitada de difundir a cafeicultura no município e, agora, começamos a colheita na propriedade dela, que tem 0,8 hectare de área plantada”, disse.

A gerente destacou que o processo de colheita envolve um trabalho minucioso.

A gerente destacou que o processo de colheita envolve um trabalho minucioso. “Essa é uma atividade que requer atenção, pois é necessário identificar os três tipos de café robustas amazônicos — precoce, intermediário e tardio — e separá-los para que os mesmos não se misturem”, pontuou Kerolly, ao acrescentar que a primeira remessa será destinada à participação em um concurso de café e, também, para o atender o mercado local.

Beneficiada com os serviços oferecidos pelo Idam, a agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro, destacou a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) recebida para o impulsionamento da produção de café em São Sebastião do Uatumã. “Recebemos todas as orientações necessárias, da etapa do cultivo à colheita e comercialização, que têm sido indispensáveis para que tenhamos êxito na cafeicultura, com foco no aumento de produção e, ainda, de renda”, frisou.

A agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro, destacou a importância das atividades de Ater recebidas.

Para viabilizar a produção de café, a agricultora recebeu 50 kits com 30 mudas de cinco clones diferentes, que foram doados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e distribuídos pelo Idam.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital Chamada Pública – Nº 009/2025 – Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela

Próximo

Produtores aprendem técnicas de poda de acerola em oficina da Emater-DF

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}