Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
HortifrutiPequenos e Médios
16/06/2025
Asbraer

Biofertilizante desenvolvido pela Epagri eleva produtividade de morango em Luiz Alves

0
0

Bioinsumo desenvolvido pela Epagri estende produção de morangos até maio​

16/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​Ao buscar por uma atividade que não fosse desgastante para complementar a renda após a aposentadoria, Vilma Fontanive Reichert, 57 anos, se encantou com a possibilidade de cultivar morangos no sistema de cultivo suspenso e abrigado contra ventanias e tempestades, que castigam Luiz Alves todo ano. Com a orientação dos técnicos da Epagri, ela começou a produzir a fruta há seis anos e pretende construir mais um abrigo, animada com o aumento da produtividade, graças à utilização do biofertilizante aeróbico.  

​

“Não tem comparação. Sem o biofertilizante, a planta demora mais a produzir e produz menos morangos porque dá menos flor”, revela. Vilma também disse que a planta adubada com o bioinsumo desenvolvido pela Epagri produz por mais tempo, até maio, sendo que a safra é de agosto a janeiro. “Quando o frio chega com mais força, a produção cai, mas todo dia colho alguma coisa quando venho podar as plantas”, garante.

O extensionista Carlos Alberto Jacobsen conta que a retirada diária de algumas folhas garante frutos de melhor qualidade, e a utilização do biofertilizante aeróbico promove ganho de vigor vegetativo porque foi formulado para, além de fertilizar, combater doenças e afastar pragas. Vilma viu esses benefícios na prática. “Aqui a gente tem muito problema de umidade, por isso vivia tendo ácaro. Desde que comecei a usar esse fertilizante da Epagri, os bichinhos sumiram”, comemora.

Cultivar morangos virou terapia 

​

No abrigo de 400m², a produtora tem 2,7 mil mudas, mas no momento, 1,2 mil estão produzindo. Durante o auge da safra, ela colhe de 70kg a 80kg por mês e fornece para particulares, padarias, lanchonetes e creches do município. E mesmo na baixa temporada, ela visita o abrigo até quatro vezes por dia para garantir que as plantinhas estão bem, livre de insetos e outros visitantes indesejáveis. 

“Isso aqui pra mim é uma terapia, eu até converso com as plantinhas. Se vejo aquela mosca na fruta, eu já tiro. Eu quero garantir que meu produto seja de qualidade e produzir da forma mais natural possível, já que meus netos também consomem”, afirma.

Vilma Fontanive Reichert passou a produzir morangos para complementar aposentadoria e se encantou pela atividade

Na propriedade são produzidos 200 litros de biofertilizante por mês. O preparado, desenvolvido pelo pesquisador e engenheiro-agrônomo Alexandre Visconti, leva farinha de peixe, amido de milho e de mandioca, açúcar, farelo de arroz, esterco e água. Por ser aeróbico, exige que a mistura seja bombeada com oxigênio a cada 15 minutos de seis a oito dias, com a ajuda de um timer. No caso dos morangos de Vilma, a aplicação é feita por gotejamento, mas no plantio direto, ao ar livre, é feito com regador.

A aceitação dos morangos de Vilma no município é tão grande, que ela não pensou duas vezes em substituir uma roça de milho por mais um abrigo, e assim garantir o futuro da prole. “Com o que eu ganho da venda de morango, é como se eu recebesse mais uma aposentadoria. Dobrando a produção, espero garantir a renda de minha filha também”.

Por Renata Rosa, jornalista bolsista da Epagri/Fapesc

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater Goiás realiza primeira edição do Agro é Social Quilombola no Vale do Paranã

Próximo

Custos de produção de suínos e de frangos de corte recuam em maio

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}