Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
13/06/2025
Asbraer

Cooperativa recebe apoio técnico do Incaper para aprimorar produção de cachaça

0
0

A iniciativa, que fortalece a agricultura familiar na região, conta com o apoio técnico do Incaper

13/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Incaper

Foto – Reprodução Incaper

​A Cooperativa Mista de Produção e Comercialização do Estado do Espírito Santo (CPC-ES) reinaugurou neste mês a agroindústria da Cachaça Crioula, localizada na comunidade de São José, no município de Águia Branca. A iniciativa, que fortalece a agricultura familiar na região, conta com o apoio técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


Com foco na qualidade do produto, o Incaper orientou os cooperados em um curso de boas práticas voltado à produção de cana-de-açúcar e à fabricação de cachaça. Concluída nesta semana, a capacitação abrangeu todas as etapas do processo produtivo, desde o cultivo da cana até o engarrafamento da bebida.

As atividades foram conduzidas pelos extensionistas Luís Gustavo Vieira Maniak (Incaper de Vila Valério), Jozyellen Nunes da Costa (Incaper de Nova Venécia), Vinício Oliosi Favero e Célio Roberto Cuquetto (Incaper de São Gabriel da Palha).

“A experiência prática foi aliada ao conhecimento técnico, com foco nas exigências legais, higiene, segurança alimentar e controle de qualidade, preparando a cooperativa para atender às normas vigentes e ampliar o acesso ao mercado formal”, destacou a extensionista Jozyellen Nunes da Costa.

O curso abordou temas como higienização e controle sanitário, embalagem, rotulagem e comercialização. Os cooperados também foram instruídos sobre as boas práticas agrícolas, como a adubação e o uso de material genético adequado, além do controle do grau Brix (quantidade de sólidos solúveis, como açúcares) e da rastreabilidade do produto.

“Agradecemos a parceria do Incaper, que vem nos apoiando para aprimorar ainda mais os procedimentos e garantir uma produção de cachaça de boa qualidade”, afirmou o coordenador da agroindústria e presidente da CPC-ES, Dorizete Cosme.

Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cachaça do Brasil

O Espírito Santo tem posição de destaque no cenário nacional da cachaça. De acordo com o Anuário da Cachaça 2025, lançado recentemente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Estado ocupa a terceira colocação no ranking brasileiro, com 81 estabelecimentos elaboradores registrados, ficando atrás de Minas Gerais (501) e São Paulo (179).

Entretanto, o Espírito Santo tem a maior dispersão de produtores: 38 dos 78 municípios capixabas (48,7%) possuem pelo menos um registro. Além disso, o Estado ocupa a segunda colocação nacional em densidade, com um estabelecimento para cada 50.644 habitantes

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
[email protected]

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agricultores de Teresina atendidos pela Sada-PI são contemplados com recursos do Fomento Rural

Próximo

Hortitec reforça programação com Painel de Inovação Embrapa e Ibrahort – Resiliência Climática na Horticultura

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}