Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
HortifrutiPequenos e Médios
12/06/2025
Embrapa

Noite de Campo apresenta vantagens do cultivo protegido de hortaliças

0
0

Foto: Marlos Alves

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza) realiza uma Noite de Campo, no município de Guaraciaba do Norte, localizado na Serra de Ibiapaba, na zona norte do Ceará, na sexta-feira, dia 13 de junho. O evento vai apresentar a produtores rurais, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes e representantes de empresas dos setores de sementes e irrigação, as vantagens do cultivo protegido de hortaliças. O encontro acontece na vitrine tecnológica da empresa Forteagro, parceira nas pesquisas com cultivo protegido de hortaliças, e será realizado também no sábado, no formato de Dia de Campo.

A Serra de Ibiapaba é o principal polo produtor de hortaliças do Ceará, em cultivo protegido, e Guaraciaba do Norte se destaca como centro de produção de tomate, mas muitos produtores ainda realizam a atividade com pouca adoção de tecnologias. Para fortalecer a produção na região, desde 2009 a Embrapa investe em pesquisas para o desenvolvimento de processos tecnológicos que resultem em maior eficiência produtiva e retorno econômico na atividade. Em parceria com a Estufa Timbaúba, a Embrapa lançou, em 2024, um sistema de cultivo de tomate-cereja, em vasos, com uso de fibra de coco como substrato para desenvolvimento das plantas, em ambiente protegido (estufa).

“Esse método permite ganhos em produtividade em torno de 33%, quando comparado a cultivos conduzidos em campo aberto. Além de maior produtividade, em relação ao sistema tradicional, a obtenção de frutos com alto padrão de qualidade facilita a comercialização e possibilita melhores preços para o produto no mercado”, comenta o pesquisador Fábio Miranda, autor da tecnologia.

Fertirrigação com alta precisão

Em março deste ano a tecnologia ganhou uma vitrine tecnológica na área de comercialização da Forteagro, empresa do ramo agropecuário com sede em Guaraciaba do Norte. A parceria tem possibilitado adaptar o sistema de cultivo protegido para a produção de outras hortaliças, como o pimentão colorido e folhosas (alface, rúcula, cebolinha e coentro). A vitrine tecnológica reúne três modelos de estufas, integrados, para viabilizar o cultivo protegido de diferentes ti8pos de hortaliças, cada um pensado para atender especificidades das culturas.

Segundo o pesquisador Marlos Alves, coordenador da Noite/Dia de Campo, o cultivo protegido de hortaliças é uma atividade comum entre os produtores da região de Ibiapaba e as pesquisas têm ajudado a aprimorar a atividade. “Por meio da vitrine tecnológica, estamos refinando ainda mais o sistema desenvolvido e, dentre as inovações incorporadas, destaca-se um sistema de fertirrigação totalmente automatizado, que determina com alta precisão as quantidades de água e fertilizantes conforme a necessidade da planta e realiza as aplicações sempre que necessário. Outro diferencial da vitrine tecnológica é o cultivo de folhosas em leito de areia, prática hidropônica de baixo custo e alta eficiência com esse tipo de hortaliça”, explica.

A região de Ibiapaba abrange 10 municípios do Ceará (Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Granja e Ipu), além de faixas do Piauí. A noite de Campo e o Dia de Campo serão divididos em quatro estações, que abordarão o sistema de irrigação e fertirrigação utilizados no cultivo de hortaliças protegido e o cultivo e manejo de tomate, de pimentão e de folhosas. “Nossa expectativa é compartilhar esse conhecimento tecnológico com produtores de todos os municípios cearenses situados na região. A apresentação das informações em dois momentos possibilita ampliar o alcance do evento, já que alguns públicos têm maior facilidade para participar à noite e outros durante o dia”, enfatiza Alves.

Benefícios para a cultura e para o meio ambiente

Os estudos da Embrapa mostram que além do aumento na produtividade, o cultivo protegido de hortaliças, em estufa, proporciona outras vantagens como maximização do uso da água e da nutrição das plantas, com economia desse recurso natural e de nutrientes; maior controle de pragas e doenças, com redução no uso de defensivos agrícolas; frutos de qualidade e com valor comercial; e redução de custos com mão de obra, em função da diminuição da necessidade de tratos culturais como capinas e pulverizações e com manuseio do sistema de irrigação.

Além disso, o uso de substrato de fibra de coco no cultivo protegido do tomateiro e pimentão proporciona benefícios para as culturas e para o meio ambiente. Essa matéria prima, abundante na região Nordeste, é praticamente inerte e permite rápida absorção dos nutrientes aplicados na planta, devido à boa aeração e capacidade elevada de retenção de água e pH neutro. Outra vantagem do aproveitamento da fibra de coco é a destinação adequada para esse resíduo da produção de coco, prática que reduz impactos ambientais.

Parceria com Forteagro

Há um ano Gutemberg Pinto, proprietário da Forteagro buscou a Embrapa e expôs a necessidade de levar tecnologias para a região de Ibiapaba, com foco na melhoria dos sistemas de produção de hortaliças. “Então, surgiu a ideia de divulgar o cultivo protegido de hortaliças na Serra de Ibiapaba. A partir daí começamos a montar uma vitrine na empresa, com algumas estufas e outras tecnologias. Acredito no potencial das tecnologias da Embrapa e, junto com a equipe de pesquisadores, podemos contribuir para melhorar o acesso dos produtores a esse conhecimento”, conta.

Além do cultivo protegido em estufa, o sistema requer investimento em irrigação inovadora, para possibilitar um uso mais racional da água e de fertilizantes, e uma escolha acertada do substrato que será utilizado para sustentação da planta, já que o cultivo é feito em vasos. Preparamos esse ambiente para mostrar para o produtor rural que no cultivo protegido é possível cultivar mais de uma cultura e produzir mais em menos espaço. Nesse primeiro momento de compartilhamento de informações, é fundamental evidenciar todas as vantagens da tecnologia e possibilidade de retorno do investimento, para despertar o interesse do público.

“Durante as atividades vamos divulgar o cultivo protegido de hortaliças e ao mesmo apresentar modelos de estufas para os produtores. Aqueles que desejarem adotar a tecnologia, contarão com a nossa assessoria na elaboração do projeto da estufa, de acordo com os objetivos de produção, aquisição do equipamento junto a um fabricante de São Paulo, montagem e uso, além de outros aspectos necessários para realizar um investimento seguro e usufruir bem da tecnologia”, afirma o empresário.

SERVIÇO:

O quê: Noite de Campo e Dia de Campo

Quando: 13 junho de 2025, às 18h, e 14 de junho, às 8h

Onde: Vitrine Tecnológica da Forteagro – Rodovia CE 187, Km 201, nº 2966 – Zona Sub Urbana, Guaraciaba do Norte – CE

Diva Gonçalves (Mtb-0148/AC)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 85992183588

Escrito por: Embrapa

Anterior

IDR-Paraná recebe prêmio nacional de sustentabilidade

Próximo

Edital Chamada Pública Nº 002/2025 – Prefeitura Municipal de Uchoa/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}