Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Insumos
09/06/2025
Embrapa

Amêndoas de caju quebradas são base para análogo a queijo cremoso simbiótico

0
0

Foto: Patrícia Mendes

O análogo a queijo cremoso simbiótico de amêndoas de caju pode ser considerado como uma alternativa de produto plant-based

Em uma inovação para o setor de alimentos plant-based, a Embrapa Agroindústria Tropical – Fortaleza (CE) desenvolveu um análogo a queijo cremoso simbiótico feito a partir de amêndoas de caju quebradas. Este novo produto visa oferecer uma alternativa nutritiva e funcional aos queijos tradicionais, aproveitando o valor nutricional da castanha-de-caju, um produto de destaque na região Nordeste do Brasil. Simbiótico é a combinação de prebiótico e probiótico, sendo frequentemente considerado mais eficaz porque fornece tanto bactérias benéficas quanto o alimento que elas precisam para crescer. A publicação pode ser acessada pelo link 

A castanha-de-caju, que teve uma produção global de 1,09 milhão de toneladas em 2022-2023, é reconhecida por sua riqueza em nutrientes. O processo de fabricação do análogo a queijo cremoso utiliza amêndoas de caju quebradas, que, apesar de terem menor valor comercial, mantêm o mesmo valor nutritivo, tornando-as uma excelente opção para formulações de produtos. As etapas incluem tratamento térmico das amêndoas para reduzir contaminação, hidratação por 24 horas, trituração com água para formar uma massa homogênea, fermentação com cultura starter RSF-736, e a adição de ingredientes como óleo de coco, sal, frutooligossacarídeos (FOS) como prebiótico, *Bifidobacterium animalis* BB-12 como probiótico, e goma xantana.

A composição centesimal do produto final é de 56,9% de umidade, 18,6% de lipídios, 1,5% de cinzas, 5,8% de proteínas e 17,2% de carboidratos. O teor de FOS é de 9,17g/100 do produto, atendendo à legislação brasileira para prebióticos. O análogo a queijo atendeu ainda aos requisitos de células viáveis de probióticos.

A avaliação sensorial do análogo a queijo foi realizada nove dias após a fabricação, tendo em vista o prazo necessário para liberação do resultado da qualidade microbiológica, obtendo uma média de 7 para aceitação global, o que equivale a “gostei”, e uma intenção de compra classificada entre “provavelmente compraria” e “certamente compraria”, representando uma alternativa plant-based promissora para consumidores que buscam alimentos funcionais e enriquecidos.

O projeto recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria Embrapa, e contou com a doação de amêndoas de caju pela Usina Brasileira de Óleos e Castanha Ltda (Usibras).

Ricardo Moura (DRT 1681 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa
[email protected]

Escrito por: Embrapa

Anterior

TecnoHorti: Epagri apresenta em Itajaí inovações para cultivo orgânico de hortaliças

Próximo

Edital Chamada Pública – Prefeitura de Santa Maria da Serra/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}