Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
06/06/2025
Barbara

Empaer-PB: Produtores de Itabaiana são capacitados sobre biofertilizantes e defensivos Naturai

0
0

O projeto é realizado em parceria com prefeituras, a empresa compradora, os agricultores e Empaer -PB, consolidando-se como referência em desenvolvimento sustentável na Paraíba​

06/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Empaer/PB

Foto – Reprodução Empaer/PB

​

Os produtores rurais da Associação de Sítio Novo dos Ritas, em Itabaiana, assistidos pela Empresa Paraibana de Pesquisas, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, receberam uma equipe de extensionistas para uma capacitação sobre biofertilizantes e defensivos naturais, conduzida pelo técnico Ricardo Farias.

A atividade faz parte das ações do Projeto Algodão Orgânico Paraíba, iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento sustentável e gerar renda para as comunidades rurais.

A capacitação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana, por meio da Secretaria de Agricultura, representada no momento por Elisangela Louro, e com a parceria da diretoria da Associação de Sítio Novo dos Ritas, que gentilmente cedeu o espaço para realização do encontro.

Com o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emílio de Sousa, também estiveram presentes os técnicos em certificação Jozias Umbelino Leite E Jociane Geyse de Oliveira, que acompanham o processo de produção e qualificação do algodão orgânico na região.

O gerente regional da Empaer em Itabaiana, Paulo Emílio, destacou a importância de ações como essa: “Capacitações práticas como essa fortalecem os conhecimentos dos agricultores e reforçam nosso compromisso com uma agricultura mais sustentável e produtiva ”.

Nesta safra, que começa a ser plantada, são mais de 100 hectares plantados com algodão orgânico/agroecológico na região de Itabaiana. A produção será adquirida pela empresa Organic Cotton Colours (OCC), garantindo mercado e valorização para os agricultores locais.

O projeto é realizado em parceria com prefeituras, a empresa compradora, os agricultores e Empaer -PB, consolidando-se como referência em desenvolvimento sustentável na Paraíba.

As pessoas estão cada vez mais conscientes para o consumo de alimentos saudáveis, e os mercados consumidores mais exigentes. Os extensionistas têm orientado e estimulado essa prática do uso de defensivos naturais junto aos agricultores porque reconhecemos sua importância para a produção de uma alimentação saudável.

Os defensivos naturais vêm sendo utilizados com sucesso no combate às pragas e doenças na agricultura orgânica, sendo produzidos com substâncias que não causam danos à saúde de trabalhadores rurais e consumidores, tais como: óleos e extratos de plantas, manipueira, cinza de madeira, esterco verde, urina e leite de vaca, dentre outras. Os defensivos naturais comumente mais utilizados são: extrato da castanha do caju, extratos de folhas e sementes de Neem, principalmente o óleo, e os biofertilizantes.

Escrito por: Barbara

Anterior

Sada: Programa Fomento Rural libera recursos para agricultores de Altos

Próximo

Incaper capacita agricultores para fortalecer cultura do cacau em Conceição da Barra

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}